24.5.20

#1585

[Crónicas do vírus, CLI]

A Pandora
nunca deviam ter dado
uma caixa.

23.5.20

#1584

[Crónicas do vírus, CL]

O sobressalto
que locupleta pesadelos
mora sempre na casa do lado. 

Os tolos e os bolos

Do império das ilusões,
onde medram os iconoclastas do fingimento,
irradia o úbere que parece não ter fim. 
Não sabem os apóstatas 
que ludibriam a grelha das leituras,
que sem o trivial mandamento dos ardis,
sem a contínua miragem
que desfila na vertigem do descontentamento,
não derrotam o umbral da irrelevância. 
Dantes
enganavam-se tolos com bolos:
quase todos 
tinham uma cortina baça 
a travar o entendimento,
e suseranos demoravam-se 
na inércia dos demais. 
Hoje 
só mudou a espessura da cortina:
o teatro das ilusões acostuma-se,
vem à cena dentro de outra cena
mais geral,
numa intempérie 
disfarçada de interminável estio,
e suserano é quem, 
da empreitada de convencer os comuns
que um direito geral 
a uma constelação de direitos existe,
se saldar com distinção. 
Agora
é dever instruir os tolos que não são tolos
(um dever com serventia de um direito geral).
Fica mais fácil
enganá-los com bolos baldios.

#1583

[Crónicas do vírus, CXLIX]

Vultos asininos
ensaiam a anestesia
dos gatos assanhados.

22.5.20

Le flâneur du temps

Contra a servidão:
o fogo puído
contrato do gosto sem peias
domínio da vontade. 
Um chá sem horas
daqueles sem borras
que pelo caminho alisei o diadema
e sem saber
loquaz me fiz 
juiz sem confins.

#1582

[Crónicas do vírus, CXLVIII]

Amortalhar o tédio,
a cidadela por miragem.

21.5.20

Dezanove mil e sessenta e sete

Se ao menos 
a superstição habitasse em mim
e pudesse ficar refém 
da linguagem simbólica
da numerologia
das cifras que se intuem de signos,
diria,
ao calcular

dezanove mil e sessenta e sete dias

de vida corrente,
que seria elegia possivelmente a destempo
ou usurária contabilidade sem préstimo.

Não sou

(almofadado pela superstição
cultor de simbologias
propenso à linguagem dos números
ou a outras insondáveis pelejas
que emergem do misterioso nevoeiro
escondido no cais).

A lição de Goethe
é o norte preciso:
não são 
os dezanove mil e sessenta e sete dias
a custódia desta alma;
é o último 
dos dezanove mil e sessenta e sete dias
o que tenho entre os dedos
e que não deixo contaminado pelo esquecimento.

Se em mim houvesse quarto habitável
para as descodificações do inenarrável
se de mim desse o flanco
a esoterismos tomados pelas piores conspirações
subiria ao estirador
e, em solene momento,
desenharia a interrogação:

que fração
dos dezanove mil e sessenta e sete dias
falta
para a finitude?

Mas esse quarto 
não pertence
à arquitetura de mim.

#1581

[Crónicas do vírus, CXLVII]

Dizer
“caiu a máscara”
ganhará um novo sentido.

#1580

[Crónicas do vírus, CXLVI]

A conspiração 
do tempo.
A conspiração 
do vento.

20.5.20

#1579

[Crónicas do vírus, CXLV]

Deleitoso
é tão fronteiro
de delituoso.

Prémio da montanha (e outros diletantismos)

Sísifo só se esqueceu
da rosácea aberta no peito 
– e da memória seletiva.
O que dele se diz
não é da ordem da mitologia:
hoje 
ele há tantos Sísifos
material ambulante de um certo realismo
e, contudo,
nunca o conforto foi tanto.

Os pirómanos
sempre ansiosos por um fósforo atear
bolçam convulsões interiores
lançam âncora
nos filósofos do descompromisso
os eternos arautos da eterna insatisfação.

Pressuposto:
a insatisfação
é heurística.

A Sísifo
só faltava
uma candeia de informação
(para não cair 
no logro de si mesmo).

#1578

[Crónicas do vírus, CXLIV]

Para uma guerra
não é preciso
armas
e inimigos com rosto.

#1577

[Crónicas do vírus, CXLIII]

Os pés trémulos temos
neste vasto, desconhecido chão
que, hesitantes, pisamos.

19.5.20

#1576

[Crónicas do vírus, CXLII]

Têm sido batidos
recordes 
de paternalismo.

Intervalo

Antes que seja
intervalo
e eu
tocha à procura de sede
a adivinhar as vírgulas sentadas
e sobre o focinho do mundo
a semear a estouvada fala
o vaso sem rasuras.
Antes que comece
a segunda parte
e do sofá bojudo
comece a descafeinar o peito
diz-me
diz-me como se escreve
noite
diz-me como se escreve
boca (a tua)
para te dizer
em modesta réplica
que o contrabando não se pratica
como desporto favorito.
Antes que seja intervalo
e o tempo se esvazie
numa ruína que não se adivinha.

#1575

[Crónicas do vírus, CXLI]

Escola invadidas por mascarados.
Restaurantes minimalistas no mobiliário.
O medo e um módico de intrepidez.

18.5.20

#1574

[Crónicas do vírus, CXL]

Um lampejo de primavera.
Enchente. 
As casas 
foram feitas para dormir
(e pouco mais).

Veneráveis

Os veneráveis dialogam
na vetusta sebe da sabedoria.

(Há quem lhe chame
verborreia
com lastro gongórico 
a condizer.)

Não ouvem dissidentes,
imprecados por serem
apedeutas.
A luminosa efervescência golpeia
os parágrafos desarticulados.
A eles
tudo é autorizado:
para muitos,
o posto é antiguidade;

para os veneráveis
é a senatorial farpela que os cobre,
a ossatura de tanta admiração.

Não possam ter topete
os que deles saiam em discordância:
os veneráveis são veneráveis
não por acaso.
Estatutos indiscutíveis,
para selar a síntese.

Ouvimos a reprimenda a um canalha:
toma atenção,
meu estroina,
que aos veneráveis não há quem importune
pois terras todas não sobrevivem
se um escol de veneráveis
não figurar na vitrina dos notáveis.
E se notáveis são
a notoriedade exige genuflexão
e imperativa concordância.

A crítica
arruína o consenso.
Mate-se a crítica
e exilem-se os críticos.

(Não necessariamente por esta ordem.)

#1573


In https://www.jn.pt/nacional/marcelo-foi-de-mascara-e-calcoes-as-compras--12206170.html

[Crónicas do vírus, CXXXIX]

O que não perdoo ao vírus
(imagens dantescas):
um presidente da república em calções 
na fila do supermercado.

#1572

[Crónicas do vírus, CXXXVIII]

Do oito para o oitenta:
é a vez de sermos atirados
aos lobos.

17.5.20

#1571

[Crónicas do vírus, CXXXVII]

Ninguém sai da história
para ficar na História.

#1570

[Crónicas do vírus, CXXXVI]

Pelo espelho da tarde soalheira
dir-se-ia 
que mitómanas são as estatísticas.

#1569

[Crónicas do vírus, CXXXV]

Uns rudimentos de verão
e é como se tudo fosse
como dantes.

16.5.20

Pantagruel

A tiara turquesa
alíquota parte da alma benigna
sem o azedume dos amaros
nem a audácia dos vilipendiados:
artesão em todas as formas
do forno extrai o fumo aromático
e verte no preparado 
ditando o original para o compêndio
guardando o receituário do sortilégio.
“Nem que me pagassem 
um alqueire de ouro” 
– recadeia a instâncias de uns mercadores
não sendo olhos nem ouvidos
se não para o segredo conservado
no avesso das pálpebras.
As mãos,
seladas,
são testemunhas únicas.

#1568

[Crónicas do vírus, CXXXIV]

Princípio geral da máscara:
o indiligente escanhoar
deixou de ser escrutinado.

15.5.20

#1567

[Crónicas do vírus, CXXXIII]

Nas praias, 
à distância.
O que será feito
dos marialvas da sedução?

Mudo

A muda palavra
muda o sentido da frase.
É a vez de outra muda de roupa
antes que emudeça a voz rebelde
a impaciência tenha alvorada
e mude o lábio assestado contra o perjúrio.
Mudo me mantenho
que o silêncio fala pelo húmus
que em mim se não muda.
Mudo
antes que seja mudado
e da muda sextante de mim
sobre um nada,
o mudo intérprete lembrado 
para cobaia dos frívolos mastins.
Deixo-os aos seus miasmas
enquanto mudo a muda
e sem medo desembaraço a fala inteira.

#1566

[Crónicas do vírus, CXXXII]

Voltou
o tempo
dos milagres.

Portugal 2020

(Da série “poesia para beócios”)

Ninguém diga ser indiferente
a história de amor comovente
esta de ver o presidente
cortejado pelo intendente.

Pois Costa o maior da paróquia
em inesperado onanismo
expiou o tabu da hierarquia
e Marcelo retribuiu o repentismo.

Pela chancela da mão presidencial 
em apoteótico código telegráfico
teve o intendente espasmo torrencial.

Assim vamos no Portugal pornográfico
nesta infusão de união nacional
ó pobre 2020 seráfico.

14.5.20

O plumitivo calvo

O plumitivo
discorre
com pose de catedrático
comentando hodiernidade
do alto da cátedra
o infalível juízo.
Proclama:
dos sítios federais
a maior indigência
a estultícia exponencial.
Não sabe
o plumitivo
a diferença
entre árvore e floresta;
mais ajuda
para o entendimento do plumitivo:
não sabe
que uma instituição
não se confunde
com as pessoas 
seus momentâneos rostos
– a instituição 
resiste às pessoas

(mesmo quando as pessoas
a maltratam).

Para coroar 
o raciocínio
bolçado desde a mansarda
o plumitivo
sentencia
(e cito)
que é cenário
de arrepiar os cabelos.
Não é o caso do plumitivo
puritano calvo,
lucidez evaporada
ao ter o cocuruto
sido testemunha
da desmatação capilar.