3.6.19

Compêndio abreviado da boémia

Sabendo dos preparativos para a boémia
encomendou-se à prosápia do hedonismo
e se lhe dissessem que era amanhã o apocalipse
o sono não seria menos confortável. 
Aprendeu a fazer continência ao hoje
que nunca se sabe dos humores do devir
nem dos contratempos sem lugar na agenda. 
Este era o portfólio que o precedia
e ele não tirava pestanas ao sono
para sequer supor
a fama que lhe sucedia
nas lágrimas férteis vertidas 
no equinócio do futuro. 
Do pouco que dizia saber
atestava a volubilidade das camadas do tempo,
a sua própria imaterialidade. 
Se assim era
que utilidade tinha tentar ser tutor
de uma qualquer dimensão do tempo
se o tempo,
translúcido,
foge entre os dedos firmes de todas as mãos?

#1068

Esbracejo nos escombros
e sei que tenho por meu
o mapa desembaraçado de convulsões.

2.6.19

#1067

Nos olhos da baleia em cativeiro
a fundura do agradecimento
de não ter sido extinta.

1.6.19

#1066

Qual é a medida certa
se ficámos sem instrumentos de medição?

30.5.19

Perfunctório

Um obséquio de intermezzo
no espaço de dois dedos oculares
na fala das velhas verrinosas
só pelo prazer de ver agonizar a agonia
atrás das cortinas ainda subidas
sem atores ouvindo o palco.
Nada se desdenha. 
Nada é compreensível além da alvorada
o notário que avaliza as trevas não medonhas
contra as patranhas dos miseráveis
e as sinuosas curvas dos mitómanos. 
Agita-se o mar cheio
no cais salgado pelas palavras avulsas
e os rapazes erráticos dão-se a saber
no promontório da sua belicosa boémia. 
Não deixariam minguem dormir,
os rapazes da belicosa boémia,
não fossem as janelas duplas
e os medicamentos que afiançam o sono. 
Pela manhã
é a vez da vingança não intencional
dos mangas-arregaçadas
os incorrigíveis senhores solenes
que são eles e a jornada laboral 
e a jornada laboral e eles. 
No fundo do lago
esperam os nenúfares decadentes:
só não se sabe
quem vem colher pela mão
a decadência que assim jaz. 
A advertência não é frívola. 
Às ateneias emagrecidas
são devolvidas as estrofes do silêncio
a incomensurável sede das flores nutridas
os prefácios tirados à pressão
o marasmo disfarçado de açoteia
o glóbulo vermelho em falta. 
Ah!
se ao menos soubesse assobiar
era tenor da sinfonia agraciada
e de comenda estaria em lista de espera. 
Salva-me
a modéstia do assobio.

#1065

O velho andrajoso 
responde ao empregado do balcão
que tem tempo para morrer. 
Nunca vi o assunto por este ângulo.

#1064

Que santuário amanheceu
no busto que é o nosso
berço?

29.5.19

Circunstância

Esta é a circunstância
o jogo sem regras tangentes
o misterioso leque das donzelas
o miado arrastado do gato sonolento
as sílabas dedilhadas com a voz embaraçada. 

No pódio dos iconoclastas
passeiam-se espelhos estilhaçados
a verve penteada pela facúndia
dos donos do melhor ensimesmar
vultos perenes da grandiosidade de si mesmos. 

Os bustos ufanos
emprestam-se à pose
quase a serem acabados em estátuas
o selo imorredoiro da sua imortalidade
sem se darem conta
que bustos sem a parte restante dos corpos
não chegam para meio homem. 

Embelezam-se os coldres
em destemperados sonos sem noite
no rodapé de vidas sem palavras
alisando a loucura estulta
dos homens reféns de si mesmos. 

Não se cobram promessas
nem recentes 
nem antigas já esquecidas
em reviravoltas dos verbos
gananciosamente recrutados na geografia dos coagidos. 

E na noite tentacular
quando se congemina o palco dos sonhos
sufragam-se pesadelos acorrentados
as miragens que embaciam o olhar
e desadulteram a gramática da existência.

#1063

A cientista tranquiliza-nos:
o plástico em si não faz mal a ninguém. 
Faltou explicar
se o plástico sem dó é indolor.

#1062

O álbum de família
a pedra angular.

28.5.19

Adeus ao adeus

Diz o adeus
que a deus não torna
o irremediável selo sem juro
na jura que se desfaz na despedida. 

Diz o adeus
que adeus dizer
tem preço incomensurável
e se de deus se diz ser imaterial
o adeus dizer 
é bem escasso
passível de sopeso. 

O adeus diz-se no ocaso
e não se sabe
se dito ao acaso
do adeus se devolve o seu finito
e se diz do adeus
seu último capítulo. 

Melhor será
deixar o adeus em paz
que não se interrompe o devir
com opúsculos sobre o incerto
e assim desdizer de cada vez
que ao adeus alguém se encomendar.

#1061

Em tempos de estiagem
o manda-chuva é dádiva.

27.5.19

Composição frenética

Atiro o corpo cansado
às serranias imersas no nevoeiro.

Ouço os caudais estrepitosos.
À passagem dos pés
a folhagem seca, outonal,
crepita.
Prossigo.
O corpo ensopado
desafia os pesares.
Luta contra a sua própria carne
as veias crestadas no vulcão da dor.

Ou pode não ser nada disto:
será
o olhar fecundo
que rompe a neblina que é horizonte
e entretece as faias floridas
o azevinho generoso
a alfazema aromática
o tojo moderadamente colorido
as árvores que seguem a coreografia do vento
os recortes das cumeadas
o desenho árduo da serrania composta
e os vales que se colhem com uma mão
no corpo levitado na ascese imprecisa.

Não sei do caminho.
Não sei onde estou.

E talvez saiba tudo o que importa
na tela profusa que o olhar compõe
sem vivalma por perto
na solidão heurística
um húmus 
onde o pensamento encontra guarida
e rejuvenesce no dorso da extenuação
os violinos sem intérprete
soletrando as arestas dos versos.

Sinto a maré-viva que não contenho
como erupção da lava irreprimível
o fértil nutriente das paisagens recortadas
que outorgo à geografia dos corpos.
E alinho as estrelas no firmamento
repostas com os meus dedos quiméricos
no bálsamo inteiro
servido 
em pequenos copos coloridos.

#1060

Em hábitos de alvura
as freirinhas
como noivas de deus.

#1059

Marcar passo
no esquadro do hemisfério
enquanto a alvorada se anuncia.

26.5.19

Decibéis e parêntesis

O decibel da torre de marfim
ecoa no pavilhão auditivo.
Ecoa e ecoa,
persistente,
em reverberações que doem
a cada percussão que, 
funda, 
se aloja.
Podia-se meter um parêntesis na audição
e o decibel da torre de marfim
ao mar morto era devolvido;
mas, 
pelos tempos que são estes,
estão dispendiosos
os parêntesis para qualquer uso
e o decibel da torre de marfim
não tem a estridência
que a primeira audição augura.
Poupados os recursos,
outros, 
mais prementes, 
desideratos
encontram-se em fila de espera.

(E à espera de desenredados serem
da teia de incógnitas 
que adeja sobre o dia madraço.)

25.5.19

#1058

Consagrado.
(Sotaque do norte:)
Cão sagrado.

24.5.19

Slowing down

Queria ser pária,
a noite do dia
a contravenção das regras
braçadas ao contrário da maré
dissidente até das dissidências
contumaz de todas as regras
a negação das negações
na positivação sublime.

Queria ser pária
mas não era habilitado:
contorcia-se no pensamento insubmisso
mas era um coral admirável
frequentado por multicolores peixes
em águas tépidas
e nadadores amadores enfeitiçados
pela exótica geografia.

Um dia, 
desistiu.
Pária não conseguia ser,
ou não reconheciam a condição,
e abandonou-se nas margens infrequentadas
onde são consumíveis
as baratas ideias sem pretensões.

Entendeu
nessa altura
sem melancolia à mistura
que estava fadado à madurez.

#1057

Estão abertas as candidaturas
para historiadores do futuro.

#1056

Deviam à fábrica desaguar
os iminentes eminentes
a suplicar um banho de cultura.

23.5.19

#1055

Não era um estudo seminal.
Era um engasgo pretensioso.

Corsário histórico

Corsário sem mar
assobia os olhos cansados
na reforma que o deixa exangue.
Já não assalta navios
nem ensimesma a vanglória 
de ser senhor dos mares.
Deixou-se de aventuras protuberantes
sarcófagos inelutáveis
baías escondidas atrás dos mapas.
Deixou de ser demónio alheio
nas orações lisamente entoadas
e nas juras aos divinos estamentos
sobre 
arrependimento
e redenção.
Agora procura indulgências
na cordilheira que é seu verbo.
O corsário desencartado
é a humilhação da classe.
O corsário
já não se lembra que foi corsário.
De manhã
quando se habitua à luz clara
diz de si mesmo
que é alguém em esboço.
Alguém 
à espera de ser anunciado.

#1054

O rei vai nu
mas ninguém quer ver.
(E não é por pudicícia.)

22.5.19

Âmbar

Corri no estreito corredor
onde desagua o sal tingido
pelas pétalas tardiamente perfumadas.
É lá que me jogo 
ao acaso
na imperturbável rixa interior
uma metade 
agitada no húmus da inquietação
a outra metade 
contemplando as admiráveis coisas do mundo. 
Não há lugar a juramentos
neste que é um lugar madraço
o visível icebergue em representação tentada. 
Cobro do tempo que tenho
o juro mínimo 
que é desgaste desse mesmo tempo. 
Ainda não percebi
se dele sou
credor ou devedor.

#1053

Abrir a escotilha
em demanda profícua
de sobriedade.

21.5.19

Malvasia

Vou ao batistério
onde as águas são suores acusados
e enfeito a voz com uma magnólia. 

As unhas algemadas
contêm o sorriso alarve dos peritos
e da máscara avinagrada
retenho o ócio simpático. 
Estas são 
as escadas da discórdia
o penhor das alimárias candentes
o canto empenhado da voz seguinte
um certo dadaísmo sem inventário
a tenaz apertada à boca de cena.

Roubo a faca ao ladrão
e não é crime o que cometo;
as desculpas
guardo-as para segundas núpcias
aquelas sem noivas convidadas
e convidados para boda nenhuma,
o lugar onde o bodo se devolve aos pobres.

No lustre embaciado pelo uso
executo o não plano
o acordo firmado 
nos soluços vínicos
na palmilha sem pés por perto
no grotesco movimento fradesco
sem freiras por perto.

Não vou ao batistério
por ausência de comoção mínima
e convocatória de águas perenes.
Prefiro um rio sem desenho
o caudal esventrando no chão rochoso
e as perguntas alinhadas sem ordem
no sopé da manhã estimada,
o eco da concórdia.

#1052

Ao contrário de Shakespeare
eu digo
é melhor ser rei das tuas palavras
do que escravo do teu silêncio.

#1051

As memórias
são o opressor do futuro.

20.5.19

Caderno de encargos

Encargos tantos
depois do caderno
as linhas soltas
no equinócio sem pulso.

Encargos tantos
que não sei da régua
e dos verbos encimados
às ondas sem piedade.

Encargos, há tantos
no sopé das flores
na tácita adulteração
no contemplar do ocaso.

Encargos, depois de tantos
os logrados em contrafação
os embolsados com orgulho
os de paradeiro incerto.

Encargos são tantos
e a caligrafia anota
em papel de almaço
como os bolos ressequidos.

#1050

Sem hipoteca
o horizonte fadado
imarcescível em minhas mãos.