[Crónicas do vírus, CCLXIV]
(Por causa da mortandade num lar em Reguengos de Monsaraz)
Um pesado cheiro
a terceiro mundo.
Refúgio nas palavras. A melodia perdida. Libertação. Paulo Vila Maior
[Crónicas do vírus, CCLXIV]
(Por causa da mortandade num lar em Reguengos de Monsaraz)
Um pesado cheiro
a terceiro mundo.
Aguardo
o rumor estival
na dobra do agosto
tépido.
Aguarda-me
a dança sem servidão
no estipêndio do verso
trivial.
Aguarda-se
o trovejar impreciso
na véspera das nuvens
veementes.
Aguardem
a espuma iracunda
no dealbar das marés-vivas
destemperadas.
Aguardo
a lente rudimentar
no pináculo de um Verão
esforçado.
Aguarda-me
a promessa de Outono
no fingimento do corpo
trespassado.
[Crónicas do vírus, CCLXIII]
Pródigos,
estes bizarros tempos,
em feiticeiros
que adivinham o passado.
De todas as rochas
o soro vertido
num mar sem marés.
Tinjo as lágrimas
com o doce odor
da madrugada;
uma borboleta anuncia-se
no rogo do estanho de uma estrela.
De todas as rochas
cubro a boca com silêncio;
o resto
é a maresia
que rima com outono.
Hoje é dia de beca.
O cortejo dos notáveis
(também dão
pelo epíteto de escol),
pátria de eruditos
a beca
a prova do privilégio.
Dia de beca:
o cortejo faz-se
vagaroso
no pé ante pé sincopado
para dar tempo à casta
de notarem como são reverenciados
pelos pajens situados
nos arrabaldes.
Da beca se diz
ser avantajada indumentária
para dar largas
ao eu XXL
ou
ao eu que não cabe
em tanta prosápia.
Uns titulares da beca
provam o privilégio
pelo gongórico falar
– o gongórico falar,
distintivo dos titulares da beca.
Outros
nem sabem dizer
(se à medula da honestidade forem)
como estadeiam a beca
– assim se vulgarizando a beca
na azeda melancolia
dos gongóricos.
Hoje
é dia de beca
e o estabelecimento fechou
para balanço.
Hoje é dia de Baco.
Assim vai o imperador
já sem o anzol
que o destronou do mar
e antes que venha uma trovoada
despejar confetti
e um pedaço de Carnaval.
Dia de Baco
deus único na galeria dos ilustres
ou mnemónica para o vinho dadaísta
em molduras estilhaçadas
o ouro a transbordar
das bocas refasteladas
do arco fecundo da vida diletante.
Hoje
é dia de Baco
e vou à cave fazer perguntas
com a lanterna oxidada entre dentes
antes que outros demónios
ganhem a aposta.
Hoje é dia de boca.
(A seguir ao dia de boda
é o dia da boca.)
A boca
da fala itinerante
que apura o palácio não mundano
e destrona o silêncio
que escraviza.
Dia da boca
que fala pelos sentidos
com as sílabas cuidadas
em palavras avulsamente
confecionadas.
Hoje é dia de boca:
da boca-sexo
que se cola ao desejo do mundo
a língua que entroniza o corpo
a boca-sexo que abriga o sexo quente
e sabe contar com a outra boca-sexo
para um coroar olimpicamente
extático.
Hoje
é dia de boca
e não é da boca
que faz morrer o peixe:
é da boca-úbere
onde se congemina
o verbo não esporádico
em juras não segregadas
no sexo emoldurado
num bilhete-postal intemporal.
Hoje é dia de boda.
Dia de boda
é quando quisermos
no festim perene
em que se ambienta
o nosso pulsar uníssono.
Pois somos nós,
no xadrez da vontade,
que dizemos ao dia
que é credor de boda.
O dia obedece.
Hoje
a boda tem dia
como teve ontem
e será o caso de amanhã.
Hoje é dia de boda
e nós temos a homenagem
que o mundo empenha.
Hoje é dia de bala
(devo somar
ponto de interrogação).
Dia de bala
em palco onde se movem
vultos exacerbados
que levitam na exacerbação
contra a exacerbação que detestam.
E outro critério não lhe praz
se não
terçar com as mesmas armas,
como se fosse de boa linhagem
a sua exacerbação
contra a exacerbação que detestam.
Dia de bala
ao sentir a pulsão
de submeter
os exacerbados de todas as extrações
à experiência que os motiva.
Ou então,
melhor seria deixá-los
exacerbados contra exacerbados
numa peleja autofágica
sacrificando-se mutuamente
num pútrido teatro
onde o sangue derramado
tingido viria com o odor fétido
dos visionários que não enjeitariam
desenhar o futuro pelo pêndulo do passado.
Hoje é dia de bala.
Mas não sou eu que as trago
no coldre em mim vazio.
[Crónicas do vírus, CCLVI]
Pela maré-baixa,
um homem na faina dos mexilhões.
A fragilidade dos mexilhões
é como a fragilidade dos Homens
na maré-alta do vírus.
Hoje é dia de bola
(Hoje é domingo).
Não fico preso
aos versos de Césariny
(parola e Madame Blanche)
porque hoje é 2020
(não quer dizer
que a parola seja de antanho
e a Madame Blanche
esteja em vias de extinção).
Se hoje é dia de bola
incandescem as fúrias nativas
e o arrazoado vai descer
pela rua onde campeia o chinelo.
É dia de bola
e ao deitar
nem todos serão patriarcas
do contentamento:
uns com o azedo sabor da derrota
outros com o insosso travo do empate
outros ainda
porque nunca aprenderam
o namoro com a vitória.
Hoje
a bola teve o seu dia
em véspera de os mortais regressarem
aos mastins dias da modorra.
Hoje é dia de bula.
A mortificação suspensa
ditada pelo azimute lúcido
das vulgatas e outros portos
no poejo militante
açambarcado pela primavera.
Dia de bula
nos corredores sentidos
onde peões se agigantam
e o verbo sai à rua,
democrático
e indigente.
Hoje há belo
– ou hoje é belo,
uma das duas
ou as duas,
se possível for.
Do belo em matriz
parafuso da estética
– e não venham dizer
em despeito
que desinteressa a estética
e que têm apuro
as temperanças escondidas
no ladário das almas.
Hoje é belo
porque há belo
e o belo
de belo o ser
Irradia-se, benévolo,
e torna belos
os seus em redor.
Hoje é dia de belo
e a linhagem estética
não fará grande mal
a almas entreabertas.
Mas se do belo houver
quem apenas se consinta em sonhos
não deixa de belo o ser
pois que sonhos há
que são a nata arrancada ao belo.
Hoje é dia de belo
e não quero
que o olvido tome conta
de um dia assim
de tão belo ungido.
Hoje é dia de bolo.
Já não importa o demais:
a matreirice dos sábios
a religiosidade imperativa
da pandilha
os trabalhos de casa
os lentes inconsequentes
o moinho das farsas
a tagarelice de uns senhores
apessoados e em pose solene
os catraios que roubam sonhos
os ufanos que bolçam pesporrência
os dias sem fim e sem finalidade
as noites com pavio curto
a pescada cozida ao jantar.
Porque hoje
é dia de bolo.
Não se arruíne
o conto gregário
nem se desperdicem
os mantos penígeros
que os verbos diáfanos
não perdem inventário
no canto gongórico.
(E depois
provável será
que os patos vaticinem
protesto.)