24.7.22

A peseta escarchada

Os descendentes de Cervantes

montam nos decibéis

fazendo parecer um galinheiro

quando concorrem para um ajuntamento. 

A estridência não é musical

como no caso dos herdeiros de Petrarca

mas estes 

não têm o Pata Negra no património

nem as legítimas paellas. 

Nos ajuntamentos

os sucessores de Goya

abrem a boca inteira 

e é como se metessem a mão nas entranhas

para a voz romper a escala medida em decibéis. 

Não são gestualmente espampanantes

como os herdeiros de Balzac

nem têm a linhagem de vinhos seculares

mas para a troca estes oferecem

escusadamente

um chauvinismo arcaico

ficando só três centímetros à frente

dos que vieram depois de Unamuno. 

Saltaricam nas socas condimentadas do flamenco

não se envergonham de serem medievais

na desigual safra da tourada

mas é na vozearia que se desaconselha

no precato de quem previne poluição sonora

que aos sucessores de Miró se poderia suplicar

tomando de empréstimo

a súplica do outrora suserano

“por que não se calam”?

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