17.3.20

#1430

Guardei o &
para os botões de punho 
e as mangas d’alpaca da contabilidade.

Hibernação

Não é na incontinência da História
que repouso
o meu rosto sereno.
É outra a filigrana que importa
o mosto breve mas marcante,
a falésia antes do mar
farol afidalgado na pertença abnegada.
Outros serão os tempos
a eternidade malsã em chapéus de pelúcia
e a modernidade gasta,
antes do tempo,
antes de ser o que não vim a ser.
O março algemado 
é a preposição do testamento sem escrita
o invulgar tédio 
disfarçado de responsabilidade.
Março sempre foi um marco.

#1429

Dos escombros
lá onde a medula se aninha
saberemos descobrir o heurístico lugar.

16.3.20

Princípio da reparação compulsiva

Não encerrei os portos difusos
na aguarela vasta em que repousavam
os olhos sem sono. 
Os dedos viajavam pelos ponteiros
e os minutos não perdiam o rumo das horas
por mais que a teimosia quisesse abrandar
os cais por onde os marinheiros se saciam
de terra firme
e de corpos.
Era o incenso 
que se debatia nos fósforos amarelecidos
e não havia lareiras a tempo 
dos comboios sem paragem.
Ao menos
do paradeiro não sobrava escolástica
e não precisei de epifanias
para esconjurar divindades sem prestígio
(que são todas elas).
Amanhã
trago ao peito a luz diametral
o dinheiro sem nome
os rostos sem nome
até os lugares sem rosto nem nome,
pedestais sem miradouro
um periscópio ubíquo.
Pode ser que sejam inventados 
os verbos liminares que abrem as portas
e dos limões ancestrais afinem a gramática.

#1428

A heráldica
não passava
de uma onomatopeia.

[Do lugar que ainda pajeia
atavicamente
reis]

15.3.20

O catedrático falhado

Nunca teve melhor propriedade
dizer-se 
que a nódoa cai no melhor pano
quando um catedrático 
todo ufano da sua catedrática condição,
convencido que é um intelectual público,
cai na armadilha no idioma ardiloso
e não hesitou em escrever “exito”
quando queria dizer “hesito”.
Esclarecimento em jeito de remate:
o idioma é o melhor pano.

#1427

As sereias vendadas
pilotam o nevoeiro ribeirinho
que levita na madurez da manhã. 

14.3.20

Os gongóricos

Corta caminho pela anamnese
o cintado perímetro onde têm aval
os bizantinos boletins dos hunos deste tempo. 

Acerta as mãos com o sol-medida
desconfia das impecáveis verdades
pois sabes que das refutações 
colhes o ouro tingido de ouro
e não os disfarces que aformoseiam
os imperativos sem reserva de dissidência. 

Compõe a gramática que cabe no pensamento
e não fiques à espera
de conselheiros embebidos em sabedoria
que desses só podes esperar 
logros com acabamentos perfeitos,
o que em tempos de antanho 
seria cunhado como
banha da cobra. 

13.3.20

Instalação artística

Sou o lápis que desenha
os mapas de quimeras
no teu dorso trémulo,
vitamina sem paradeiro
rédea solta no meridiano de ouro
à espera do chamamento
à espera
do vulcão sem freio
da boca empenhada
das bocas que se tumultuam
à espera
de fazer jus 
ao santuário que de ti fiz
rainha coroada nos meus dedos quentes
para das noites sem medo,
diligente algoz da vulnerabilidade,
erguer o cálice
de onde a seiva se ordena
num pulsar torrencial
desenhando outros mapas
no teu trémulo dorso.

#1426

Ouvia o verso, na música:
We had to get through”.
E pressentiu
que podiam atravessar
todas as paredes.

[Tindersticks, “Rented Rooms”]

12.3.20

Recauchutagem

Chegará a altura
num devir qualquer,
apessoado como devem ser
os devires maneiros,
de seres tu a providenciar
o teu banco dos réus
de onde
em contundente exercício heurístico,
como exsudação sucedânea do divino,
de ti dirás
as coisas banais
que todos de si dizem
e em ti afundarás
num lodo sem remissão,
tão lodo como o lodo onde se aprisionam 
as botas encardidas que tuas não são,
e de ti não arrependerás
as lúdicas pudicícias
os audazes dizeres
a monumental praça onde expostos estão
os proverbiais equívocos
o epicurismo incurável.
Chegará a altura
em que olimpicamente serás
arquiteto do risível 
que te desembaraça a gargalhada em golfadas
e de ti farás
o mínimo denominador comum
ator fora do palco
(ou palco sem ator,
ainda não sei)
a permanente dor de cabeça que se consome
consoante muda
atoarda à prova de bala
a moeda enevoada perdida no pântano
gergelim fora da horta então seca
participante da horda sem apeadeiro
imperativa recusa 
de ti mesmo.
E de tudo isto
em barda solenemente erguida
com vista para uma esplanada sem mar
dirás 
que desta linhagem és produto
e de outra não quererás paradeiro
por a saberes não tua.

#1425

Era a última volta
o fragmento da manhã
habilitando a casa intemporal.

11.3.20

Teoria geral do pescoço endireitado

Não sou pescoço
para os contratempos inflacionados
os agravos da alma
e os opróbrios sem cisão.
Ou,
se calhar,
não sou contratempo
ou agravo
ou opróbrio
para os pescoços que me precedem.
Nem me parece
que esteja inflacionada e cindida
a alma que me tutela,
ela sim,
pescoço endireitado.

#1424

E o idioma português,
ó raridade,
triunfa sobre o inglês:
(poder)
falar de êxtase
sem ter delírios. 

10.3.20

Reda morta

Corpete de caramelos
na autoestrada cheia de esquilos,
o embaraço do timoneiro
contra o mendigo erudito
em sucessivas palmas cinéfilas
no avatar desemoinhado. 
Um falatório sem igual
as falas segredadas pelo ponto imóvel,
o arcaico pajem em circenses meneios,
que serpenteia as tábuas redondas do palco
e esgrime o cardápio prometido
em ufanas, místicas celebrações da confraria. 
Safa-o
não a safadeza da litúrgica mitomania
nem os esgares bem compostos 
da solene gravitas
(e muito menos
o desembaraçado moço de recados
em diligente influência dos plumitivos);
safa-o
o corpete de caramelos
em oferta deixado aos escrutinadores,
aos distraídos escrutinadores
embalsamados por um qualquer feitiço,
peixes inertes
deixados ao acaso
numa rede morta.

#1423

Não são as horas vãs
nem as estultícias avulsas;
são os paninhos quentes
a obnóxia condição dos meãos.

9.3.20

Afinal, contrabando

Começo 
como se o olvido fosse proverbial:
como se fosse virgem a manhã
e de vésperas não houvesse vencimento
latitude com fim a começar no início. 
Como se fosse
o esvaziar de todas as medidas
e do tempo houvesse apenas
o meteorológico,
sem notícia do restante
numa mão baça 
deitando-se sobre a ponte levadiça da memória
transfigurada em desmemória. 

Começo
por esquecer os idiomas
as telhas gastas onde toda a chuva se adulterou
as próprias telhas com a cor adulterada
pelo sol incisivo;
e esqueço
em socorro da memória seletiva
os alçapões
as visitas arrependidas
os poços sem fundo
os pesadelos sem freio
a incrível dor da impureza

(ainda mal refeita das recentes novas
que anunciam a impureza 
como medula dos arrogantemente imperfeitos
humanos)

e até
a traição ao ser que se é
quando a memória é açambarcada
pelo desonroso esquecimento. 

Os programas não passam de intenções
sem chão para se tomarem por raízes;
ou as intenções
não chegam sequer a ser programas.

#1422

Uma maré em verso
beijo de espuma que ganha asas
e a tua boca, onde me abrigo.

Programa

Sem penhores
sem embargos
sem aliterações
sem palavras emaciadas
sem postergamento
sem corrupção da alma
sem logros
sem tergiversações
sem arremedos
apenas 
o caudal onde sou navegação
à espera de transbordar. 

8.3.20

#1421

Consolado
Con su lado
Consulado. 

Janela sobre o rio

A curva do rio
retém os minutos,
deseja ao tempo
que seja refém 
da sua suspensão. 
Ontem 
era o rio soalheiro. 
Hoje 
o rio bendiz a chuva,
que não apetece demorar. 
A curva do rio
indiferente
pereniza uma certa ideia de deificação
e os olhos testemunham
barcaças indeléveis 
de um torpor lisérgico.

7.3.20

Ensaio da coragem

Tapei o luar
com a voz húmida.
Sem as trevas a adejar
havia uma janela calma
o andaime onde os jardins mentais
se antepunham
em cascatas de uma luz ímpar
o musgo onde as mãos se saciavam.
Se à manhã fosse devolvido o cais
seria como um cimento que dá forma
e o dia ganho 
em vez de angústia
Seria 
como moeda atirada à sorte.
Atirada à sorte:
faltava saber do seu paradeiro,
Para que a moeda 
não ficasse órfã.

6.3.20

Do embargo

Não sei do embargo
das lágrimas sem curso
dos verbos estilizados
do caudal sem sombra
da matéria fecunda hasteada
do jogo onde se terçam os desejos.
Do embargo
com que sou entronizado
num lugar sem terra,
as quimeras desenhadas 
numa tela sem amperes
num lugar
onde se desembainham os rostos
em miragens que se não gastam
em maresias que aterram em meu colo.

Digo do que disse
o mesmo que hei de dizer
quando o tempo a haver
for tido como prenda da memória.

Digo o que digo
o que for sem o embargo da prevenção
e invento a gramática a dedo
meticulosa
irreparável
maravilhosamente devastadora.

Já sei do embargo
de tudo a que ao embargo se dá
e não dou ao coldre
a menor impressão de medo
a menor impressão
do arrependimento de ser o que vim a ser:
ao abate 
entrego as memórias sem paradeiro
os apeadeiros a que não fui
as palavras que fiquei por dizer
esta ociosidade dilacerante
os adiamentos sem agenda
o eu que não quis ser.

Não me cabe
o embargo 
de ser embargo de mim mesmo,
descategoria operativa
nos quintais férteis, 
ávidos,
povoados pelas árvores de fruto
e por sua maré odorosa. 

#1420

Os rios
não secam
nunca.

5.3.20

#1419

Venho no silêncio
vento sem apeadeiro
voz no avesso de um verso. 

Tribuna

Amanhece
o que entontece
na ausente prece 
do homem que não esquece. 

Empalidece
o que apetece
no palco em que acontece
e no peito enfurece. 

Agradece
onde anoitece
e espera que amadurece
o verbo que enaltece. 

Entretece
o rosto que entardece
e a pele que enrijece
no amanhã que estremece. 

#1418

Passei na morada da tempestade
e disse ao oráculo 
que ficava entregue ao oblívio. 

4.3.20

#1417

Amante
é a palavra mais vilipendiada.
(Pois se amante
é aquele que ama.)

Coiote

O pobre coiote
sempre derrotado
sempre espalmado
ou tisnado pela dinamite 
ou eletrocutado por uma aleatória trovoada

(sorte a dele: 
em crédito 
tinha mais do que sete vidas)

faminto,
incapaz de aprisionar o pássaro. 
O pobre coiote
no papel de caçador
sem arcar com o estigma da maldade,
metáfora intransitiva da desrealidade:
ao contrário das fábulas contadas aos infantes,
e em contravenção do imaginário da sétima arte,
nem sempre tudo se reduz
à binária lente dos bons e dos vilões. 
Essa 
é a melhor metáfora da aprendizagem
dos infantes

(e mnemónica dos pós-infantes):

Num teatro sem vilões
uma personagem é castigada 
com um deserto de sorte. 

#1416

Os azulejos gastos,
fotografia
da decadência (todavia) estética.