13.8.22

Dolo

O que faço

deste dolo

provérbio gasto

ou apenas

intenção cimentada no mural

cisão entre o eu e o acaso?

 

O que faço

com este dolo

matéria sem linhagem

costuras acima da medida

a manga gasta no pelourinho

sem sentenças por perto

sem regras a servirem de gramática?

 

O que faço

metido 

neste dolo?

Injustiças indocumentadas (5)

Dar com os pés,

como quem couceia.

#2490

O mar

que abre as janelas 

da alma

e a alma que respira

o mar.

12.8.22

Injustiças indocumentadas (4)

A fava

deve ter as costas largas

ou é o embaixador vegetal

do patinho feio.

#2489

A manhã macia

nos despojos

da lua poente.

11.8.22

Injustiças indocumentadas (3)

Às vezes

somos centopeias

mas só fugimos

a sete pés.

Sétima via

Se estes marços não acabam pela tarde

protesto a delação dos espíritos amordaçados

contra a especiosa safra dos clarividentes.

 

Ondas musculadas não amedrontam as rochas

nem sob ameaça pendida sobre a jugular

pois o material previdente assenta em carvão.

 

Atirem os detonadores ao Outono circunstancial

e depois adormeçam numa cama versátil

que das miragens habituais já não há paradeiro.

#2488

À força de tantas certezas

ficaram órfãs 

as perguntas.

10.8.22

Injustiças indocumentadas (2)

Chamavam-lhe

um figo.

 

E quem estabeleceu

que o figo

precede os outros 

na hierarquia dos frutos?

Sobre vendas nos olhos e Salazares em levitação constante

Ninguém vê

a venda sobre os olhos

e não é por acaso

pois a venda veda o olhar

impedido de ver 

o que está impedido de ver.

A tautologia do avesso

não contraria

a litania dos maus espíritos.

Eles confessam a fraqueza

enquanto esmiolam o raciocínio

reduzido 

a um quinhão de pouco mais que nada.

A venda aplicada sobre os olhos,

o ultraje máximo

a depreciação dos espíritos que

(dir-se-ia)

se fomentam livres:

a venda sobre os olhos

é voluntária,

por inação de quem desiste de o ser

ou por cedência aos mastins

incomodados se os espíritos livres

prosperarem.

Confirmado está

que o sangue salazarento 

não ficou sepultado 

quando os cravos deram patrocínio 

à liberdade.

#2487

Da vulnerabilidade

não desçamos 

ao inferno.

9.8.22

Injustiças indocumentadas (1)

Todos lamentam

a pedra no sapato

mas ninguém protesta

contra o sapato na pedra.

Poesia vs. ciência

Uma fatia da lua:

a chave urdida na sementeira

no bolbo da Primavera

e os tribunos extáticos

atribuem aos deuses as causas órfãs.

Uma fatia da lua servida no oráculo:

os destemidos marinheiros trazem os mares

eles que passaram por tantas marés

e que ciciam o sono perdido

antes que fossem serventia à mesa

de criaturas acusadas de naufrágio.

 

O que seria dos mapas

sem os marinheiros intrépidos

ou os exegetas que nos leram

a História?

 

Na pena iconoclasta dos letrados

as talhadas de lua são como aneurismas

pestes que vestem as páginas dos vates

contra os determinismos selados

em matéria irremediável.

As luas de antanho

testemunharam o ocorrido

mas ninguém lhes pergunta

pelo determinismo dos peritos.

#2486

Os dentes macios da estufa

fintam a geografia limítrofe.

8.8.22

Poema à Adélia Lopes

Hoje

(já)

li

dois livros

e qualquer coisa

de poesia.

Peregrinação

Todas as tardes são pusilânimes

quando os aromas se escondem

nos verbos covardes

nos rostos seráficos que, 

étimos de fingimento,

corroem a mais ínfima corrosão

deixando um telúrico vazio por dentro

no raiar do dia assim desapetecido.

 

Não é o vulgar irradiar do sol

que disfarça as intempéries interiores:

o basalto cobre a pele

e as mãos 

tornam-se esquimós com medo do Verão.

 

Se ao menos 

a tirania saísse do dicionário

talvez houvesse um arranjo 

para as entorses do mundo.

#2485

Bulem comigo

em (quase) igual medida

bulas papais

e bulas medicamentosas. 

7.8.22

#2484

As mãos atravessadas

numa floresta de frases

desmatando a mudez da fala.

Verosimilhança

Os olhos a carvão

arrastam a vírgula

na página emaciada.

 

Contam as sílabas

no úbere do tempo

a tempo de não serem tardios.

 

As clepsidras conspiram

braços a desmedo no nadar

o suor lavado no mar.

 

As tardes porfiam

um cessar repetitivo

em versos sentados no luar.

 

As comendas não se revindicam

lugares vazios no idioma

se os silêncios disserem mais.

 

Nada dizemos aos anátemas

às ermas marés

no regozijo dos motes entronizados.

 

No distante lugar

onde nada se faz dicionário

os rostos contam tudo o que é preciso.

6.8.22

Desconsentimento

O logos periférico

larápio da santidade,

todavia visceral,

do sangue bolçado

contra 

os anátemas de tanta linhagem. 

Logo se confessa o esconjurado

em degraus estilhaçados

por manifesta indisposição ao arnês

no fundo

a liberdade sem código de conduta.

Os almanaques passeiam nas mãos serenas

e deixam lacradas sentenças;

as mesmas que habilitam dissidências

na pureza do pensamento sem freios.

Dessas harpas subliminares

levantam-se ecos que desenham as estrofes

em vez dos códigos de conduta:

pois deles só tem carestia

os que à partida sabem

não serem credores de confiança. 

#2483

No estirador sem esconderijos

somos a pele que se mostra

a franqueza possível 

de um nome sem rasuras.

5.8.22

#2482

Avarias, avarias, avarias;

Vinte e seis minutos de avarias:

ou um mundo

com um desenho não caricatural.

 

[GNR, “Avarias”]

4.8.22

Distâncias

Tudo se reduz a nenhures

a largueza de um deserto

resumida a um grão de areia

os mapas que disfarçam imensidões

ou antes se limitam a rasurá-las

na pequena moldura do olhar. 

Os limites não se enganam

na artilharia amputada dos legítimos guerreiros

que cortam tiranos pela raiz. 

Nada se agiganta depois do horizonte;

a finitude 

ou a sensação de ela ter um palco

anestesia as almas sobressaltadas. 

Não precisam de geografias sem fim:

gigantes são as empreitadas

que desassossegam as almas. 

#2481

Se procurares

nas veias dos destroços,

encontrarás uma Bastilha.

3.8.22

A garganta da terra

Na garganta da terra:

os lençóis revirados

marca registada do avesso

tatuavam a crisálida

que avivava a melancolia. 

Tirava as medidas ao comboio

que rompia o silêncio noturno;

de vez em quando

ecoavam os nomes

em seus disfarces

de fantasmas.

Os proveitos versados,

anotados em folhas amarelas,

eram olimpicamente ignorados:

falava-se de desmaterializar a matéria

por tudo o impossível que soasse

nas arcádias povoadas pelo escol.

As falas não eram importunadas

ainda que se atropelassem 

num caudal contínuo.

Delas se dizia serem o manancial

de águas frutadas que empunhavam 

poemas.

Esses poemas

eram as mãos que desciam à terra funda,

as mãos fundamentadas

– mãos sinceramente à prova de medo – 

e traziam à superfície

com a mediação de periscópios rigorosos

uma forma de arroz enfatuado,

mas com a devida autorização

dos tutores da república. 

Pois a terra

tinha a sua garganta

e ai de quem 

a quisesse silenciar. 

#2480

Serve-se imoderação a esmo

no panteão dos vivos

que nenhuma palavra

serve para atapetar o rés-do-chão.

2.8.22

Despatriotismo

De silogismo em silogismo, 

as bandeiras decaíam 

no esgotamento dos costumes. 

Dizia-se:

somos peritos em farsas

e avançamos pelo avental

do fingimento

fundindo em verbos ostensivos

o boçal ornamento da fala intransitável.

Os bocejos tornaram-se adjetivo

e da fundura dos estigmas

ninguém reparou na indigência

no mais aviltante destratar de si.

As loucas vozes gritavam

mas ninguém ouvia o clamor

ninguém

queria saber do livro de estilo

onde se ensinava a decadência. 

As mãos caíram no barro

mas não souberam ser escultoras.

Agora ficávamos à mercê do acaso

antes que do avesso de nós

colhêssemos a agitação própria

de quem está fora de validade. 

As bandeiras despedaçadas 

sem servidão

esqueceram-se do hino.

As pessoas esqueceram-se

do hino e das bandeiras;

esqueceram-se

de quem são.

#2479

Avenidas intermináveis,

esboços mentais

de uma altivez sedutora.

1.8.22

Escola primária

Não tendo vocação

para as grandezas

quando chegou a sua vez

entoou

com a solenidade dos condenados à irrelevância:

 

“quando for grande

quero ser

a ursa menor.”

#2478

Não é em gramas

que se mede

o ânimo.