3.5.18

Quartel general

Sob o disfarce da lua
as facas desistidas
sangram suas lágrimas.

boxeur perdeu.
O sentinela perdeu.
O apoderado dos touros perdeu.
Ganhou a viagem sem rumo
e o pudor perdeu-se no escuro do cais
à espera da partida do comboio.

Sob o disfarce da lua
somam-se cardinais mentidos
equações rítmicas no arsenal das ideias.

Ganhou o letrado.
Ganhou a criança.
Ganhou o furor da salvação dos animais.
Perdeu-se a bússola
e a errância ganhou lugar intempestivo
à espera da madrugada tardia.

Sob o disfarce da lua
modas contrafeitas numa passerelle sem chão
atiram as unhas baças contra o parapeito.

Ninguém sabe quem ganhou.
Ninguém sabe quem perdeu.
Nem se intui que seja empate o lábio dominante.
Ganhou a ilógica
na perda do tempero da alma
à espera da continência dos generais.

#562

E os ismos,
todos proscritos
no halo da redenção.

2.5.18

#561

Um perito em história do futuro
é um oráculo do avesso.

Maio com meio século de atraso

Destrato a púrpura chama
na incomum xávega que tomo,
minha proteção contra golpes invisíveis.
Obtenho o distrate
a compensação de um aforro demorado
na subtileza do tempo arrastado. 
Olho para o banco gasto do jardim
e noto na metáfora
de toda uma ideia de banca decadente.
O marégrafo que tenho entre mãos
acinzenta as ondas ainda timoratas;
que ninguém ajuramente
que o estado das coisas tende a melhorar:
à superfície 
uma espuma amarelecida
supõe o contrário. 
Os magnatas já não têm vergonha
ou o maio de sessenta e oito chegou
e silenciosamente
com meio século de atraso
a conspiração dos despojados 
encontrou militância nos jornais. 
No perjúrio da insubordinação,
com patrocínio de outros 
que o poder querem conservar,
um simulacro de equidade
como se pelas janelas 
cruzassem ares respiráveis. 
Desconfio
que na hora dos inventários
as cores continuam 
com os mesmos pergaminhos. 
E o destrate 
não embainhará 
nenhum distrate.

#560

Concentrado de alma:
as almas grandes
são as que medem 
até um metro e sessenta. 

1.5.18

Algodão doce

Imagino 
os corredores brancos
de um labirinto escasso
como escondem dos rostos os garfos gastos
como são hinos madrigais
ejetando balões coloridos para o céu
em contrafeitos esgares matinais.

Imagino
as doces palavras rimadas
os lábios ávidos de as dizer
as espadas despojadas
os moldes da perfeição impossível
os arbustos imersos na neve fresca
os intermináveis beijos quentes
a cama à espera dos corpos
e um compêndio de desejo
subjugado ao vulcão torrencial sob a pele.

Imagino
como são dóceis as crianças
os seus jogos não florais
a querença sibilina
o perjúrio dos chacais
e a habilitação dos tutores das almas
contra a desfeita dos deuses.

Imagino
como não haveria viver
sem o entardecer sobreposto ao mar
e um lugar ao lado meu
que é o lugar teu,
num uníssono apalavrar.

30.4.18

Clareira

Vejo ao fundo a clareira.
Esbracejo um lenço de neblina
até à medula das rochas
até ao musgo inacessível.
As mãos 
que servem para o adeus
colhem os frutos da ternura
na ossatura funda
onde se embainham os sentidos.
As mãos 
seguram esteios
são os próprios esteios 
de árvores fundidas no ocaso
bebendo a água fria
vertida desde a alta montanha.
Ao longe
cavalos nómadas espreitam o entardecer
e a neblina retoma seu lugar
no lenço de veludo 
de novo aninhado em seu bolso.
Da clareira ampla
uma reentrância escondida
cetro basilar dos segredos por contar.
Na clareira
onde se preciso temos o húmus 
vamos 
a despeito do tempo 
contra o imperfeito desenho das palavras
contra a síntese dos ardis disfarçados.

#559

Se ao menos
as espingardas bolçassem flores
e os figurões falassem em poesia.

29.4.18

Relojoeiro

O relógio treslido
o relógio parado:
a reinvenção do tempo
o magma irrompendo da pele
o invulgar atapetar das palavras
o amanhã desagrilhoado. 

O relógio bastardo
o relógio perdido:
a tenaz justaposta à cortina
o improvável desaviso da maré
um navio com as medidas por tirar
o retrovisor estilhaçado pelo herói sem vão. 

O relógio da igreja
o relógio pregado:
a pele rasa no murmúrio de um ribeiro
o cobre gasto no alpendre
o entardecer envelhecido
o deslumbrante desemparedar do luar.

#558

Aqui começa o mar
este lisérgico império
a meus pés.

28.4.18

Coreografia

Vinham as primeiras flores
as velas acesas,
feitas archotes
e eu dizia quantas sílabas tem um sonho
nos corpos contorcidos
tremendo como se fossem terramotos
e no rosto suave das crianças
o prólogo do fim das noites sem pesadelos
a alquimia dos tomadores de almas
sem o medo por perto
apenas o desejo rimando com as mãos
e o adocicado suor 
servido nos poros ávidos.
Já no fim
os destroços das flores tardias
transfiguradas em matéria desidratada
repousando nela 
a sementeira das veias fundamentadas,
orgânicas.

#557

Batemos à porta da madrugada
e sabemos ser miragem
a falésia emudecida.

27.4.18

Às cores devolvidas

Desmaiam as cores
no cruzeiro em destroços
diante do mar.
Se não fosse a urze
se não fossem as pedras fundidas
tornava-me alpinista
e subia aos triunviratos encimados
até me considerar suserano das paisagens.
Se não fosse a cal da noite
se não fossem as ladainhas corrosivas
tornava-me casulo na hibernação noturna.
Mas à janela
cicia um gato faminto;
há, na janela, 
o levantamento sem aviso
a insubordinação das palavras
o peito ardente que se atira à coragem
um fermento à espera de vez.
As cores 
já não estão desmaiadas
e tenho na mão
fechado sobre ela em forma de segredo
o imperturbável rosto da memória
a ousada perna que traga continentes
a boca, 
esteio da madrugada.
Sei agora:
o amplexo de corpos em meus braços
é a lágrima seca de teus olhos
e sei que sou humilde servidor
em sabendo do enxugamento de tuas lágrimas.
Confirma-se:
as cores 
já não estão desmaiadas
elas, uma tela fúlgida
e o vento travado por meus dedos
e o mar
em marés sucessivas
atolado no meu corpo,
eu:
suserano dos mares
sem ser imperador de nada
vassalo do teu recinto enxuto de lágrimas.

#556

Deus
ou é astronauta
ou iletrado.

#555

A mesma náusea
com a mulher do povo que come de boca aberta
e com o arrivista pedante que passeia a usura.

26.4.18

Tive uma ideia

Tive uma ideia.
os tentáculos esgrimindo tinta
sobre páginas imersas no fundo do lago
e as palavras quase todas logogríficas
uma portentosa ideia com sede de aplauso.

Tive uma ideia.
Uma ideia sem costuras
o rodo gasto na usura dos revólveres gastos
um mar sem ondas, domesticado
uma ideia ainda à procura de alinhavos.

Tive uma ideia.
Escondia-a:
evitava o seu sufrágio
contra as decadentes formas de linguagem
os oráculos amadores
os desapoderados de ideias
que vituperam as ideias outras.

Tive uma ideia.
Um natal sem cabaz
um cavalo apascentado no deserto
uma acácia ressequida
o sol que se não deitava
e o horizonte perenemente desmaiado
uma tesoura baça, imprestável
e resmas de páginas ainda em branco
suplicando por um aluvião de ideias.

Tive uma ideia.
Uma só.
A máscula divindade da fecundidade
o acerto de contas com o desmedo
um pêndulo aritmeticamente estimado
o nevoeiro cirúrgico sobre a enseada
os olhos não hesitantes.

Tive uma ideia.
Arrastei o arado entre os sedimentos leitosos
e senti a espuma levitar
entre os nódulos dos dedos
desembaraçando os nós cingidos ao olhar.

Tenho uma ideia.
Mas já me esqueci dela.

#554

Arrumo os estilhaços
e atiro-os do miradouro
regateando seus imprestáveis serviços.

#553

O biombo
clandestino murmúrio
uma venda sobre o olhar intruso.

25.4.18

#552

A descoleção de memórias
no jardim de pedra:
janela aberta ao mar devir.

24.4.18

Boomerang

Jogam-se as personagens
num tabuleiro em forma de palco
jogam dados 
na muralha das probabilidades
no encanto simulado dos fingimentos. 

Um sacerdote dos costumes
denuncia a encenação.

Em palavrosa retórica
esgrime a boca rota dos ardis
a dança de fingimentos
os castelos decadentes 
onde transigem os bacantes
os embaraços que aproveitam aos prazeres
como se distorce a luz à medida dos pretextos
o fértil apascentar de frívola matéria
a língua que desaprendeu o idioma
(e o idioma que deixou de ser língua)
a desindústria de tudo,
os destroços dos tempos
em sua arcada derradeira
as trevas disfarçadas de centelha
e
(que impropério da retidão!)
a lascívia dos corpos 
fundidos no arpão do desejo.

Veio mais tarde ao conhecimento:
o sacerdote dos costumes
participava na encenação.

#551

O mar vazio
incondicional espelho
dos destroços da maré previa.

23.4.18

Desnatado

Raspei do chão
o orvalho magnânimo
o rosto suado em estiva impensada.
No dealbar da seara
onde os pontos cardeais se fundem
vi o ocaso repetir-se três vezes seguidas:
os corvos assisados
em guturais ciciares
desenhavam com seus planares
as coordenadas do anoitecer
enquanto esperava
(em vão)
por uma lua candeia.
Um velho andrajoso advertiu:
“não será má ideia
olhar para o almanaque”.

Considerei tudo aquilo postiço.
O orvalho
o rosto suado
a seara
os pontos cardeais
o ocaso
os corvos
os voos coreografados dos corvos
o velho andrajoso
(de mão dada com sua repulsiva advertência).

Só a ausente lua 
não era postiça.

#550

As palavras ditas
não deviam ser lidas pelos lábios.
(Para a mão não esconder a boca,
que à má educação pertence.)

#549

Adere à maresia pelo entardecer
e agarra nas mãos
o sal vivo legado.

22.4.18

Propaganda

Perecível lágrima
derramada de árvore decadente
mostra o zelo;
a invisível chama
no bojo tornando permanente
desafia o desmazelo:
não fosse esta toleima
terçada em tear persistente
o suor de um fio de cabelo.

Estouvada esgrima
a demanda insistente
do cetro, a teimosia em tê-lo;
não haverá nada que reprima
nem sequer o sofisma insolente
no maior estigma do que sê-lo:
do pudor não fosse prima
esta desambição insolvente
e um trono teria o corpo a cabê-lo.

21.4.18

Preto e branco

Às vezes
antes as fotografias
a preto e branco.
Ao menos
a vergonha esconde-se
em sombras mudas.
A preto e branco
para a voz emudecer
na simbiose do silêncio.
Se as cores são um embaraço
antes despidas
em fotografias a preto e branco.
Antes assim,
em vez de fotografias delinquentes.

#548

E se o inventário
fosse feito
logo ao começar?

20.4.18

Deriva

A deriva
transversal ao diâmetro do paço
responde ao questionário em atraso.
À deriva
o alaranjado céu no viveiro da poluição
no errático, sisudo esgar do contramestre.
Há deriva
no pesadelo contumaz
que se deita na almofada suada.
A deriva
bissetriz contrariada
em arte sufragada pelos lídimos estetas.
À deriva
depois da meia-noite açambarcada
no bolçar das náuseas com o instinto do mundo.
Há, a deriva venal
sinfonia sem instrumentos
voz a que foram extirpadas as palavras.

#547

O cemitério de sombras
raça da alma funda
cimento do gasto poder.

19.4.18

Registo civil

Aconselha-se vivamente:
novelos emparedados
vitela de Lafões
roupa em segunda mão
a dança
emerdar os imerecimentos
enterros
(sem especificações sobre a modalidade)
vistorias a quartéis e a tascas
música variada
(exceto do Godinho)
toalhas para as mãos
vinho late harvest
outras colheitas maduras
a ciência fértil
(menos a de S. Boaventura)
umas presilhas para os olhos
sapatos rombos
quem fala de si na terceira pessoa do singular
piropos canhestros
a boçalidade
vitupérios ordenhados
o úbere dos desfalecimentos
o colesterol da sabedoria
(o de S. Boaventura)
missas pascais
a vulgata das ideologias
(esse genocídio das ideias)
o impropério de almas interessadas noutra almas
cócegas dos bigodes dos gatos
discursos gongóricos
(na linhagem da Assunção)
metralhadoras sem munições
pincéis desarmados
a praia de La Digue
o cinema
(menos as comédias românticas)
os sindicatos e os magnatas pernaltas
a comiseração e o bolçar consequente
um módico de desesperança
a partilha do impossível
a dança
(outra vez)
(em modo Boiler Room)
a modernidade e a pós-modernidade
(e os não conservadorismos)
a Catalunha e sua desespanhização
os reis beócios
a culatra da indiferença
o bulício não belicoso
e a bucólica paisagem
as calças rotas
os rituais litúrgicos com novos bispados
(podem ser os de S. Boaventura)
as aventuras de Gulliver
o leme sem âncora
as portas amarelecidas
biombos para os envergonhados 
gravatas para os estouvados
(menos para o Louçã)
estradas sinuosas
a espera (interminável) por Godot
beijos carnudos
amantes contumazes
aprendizes de ourives
salada de ouriços do mar
a miragem desde o miradouro 
a matança do porco
a estultícia como princípio geral de tudo
(cortesia de cefalópode personagem)
a gritante soberba de si mesmo
a criteriosa humildade
(menos para o Mourinho)
o Heidegger
os desfiles de moda
(e a abundância de frivolidade)
e a moda que não fica na moda
a natação a treze graus centígrados
ilhas
a pudicícia intelectual
um tremor de terra
o altar da alma só com flores permanentes
a viuvez dos sentidos
as fronteiras sem muros
um murmúrio ao ouvido
o reapossar de tudo o que extraía do abismo
a noite surdamente clara
a claridade tonitruante
as framboesas gratificantes
a corrupção do olhar
(à atenção de júris vários)
o penhor dos amanhãs
a música de intervenção
(e os desmentidos amanhãs, que não cantam)
(menos a do Godinho e do Fonseca)
as sereias sem escamas
o sono furtivo
as palavras amadas 
– e o amor que elas encerram.
Vivamente, aconselham-se.