25.6.20

Leme

Dentro do espelho

não há raízes

apenas 

o olhar límpido

desmatado de falas sombrias.

Nado por dentro do mar

colho o sal no sangue álgido

e nem assim 

sou elemento inato;

dantes 

o mar era juramento

e um gato enrolado no sono

mestramente súbdito do areal

onde bisturis metódicos se afunilam

sabe-se lá se à procura de tesouros

ou do ouro escondido nas próprias mãos.

Tiro o estibordo com a lente baça

e as asas desembaraçam-se do vento

em boa hora,

em boa hora.

Não fossem os heróis todos mortos

e a voz perdia o gongórico véu

para se somar à pastoril montanha

que desaparece na litania do horizonte.

Mas não sou viável cruzador

neste mar temperamental

não sou marinheiro 

por medo tido por penhor 

das náuseas matinais.

É em terra

que sinto o cofre

e da tua boca bebo o manancial

a língua que se enrola na minha

e os versos que sobem à crueza da pele

em remoinhos desalinhados.

Espero pela razia dos miseráveis

e não os tenho por materiais convenções:

os miseráveis

que se convocam na jactância

no solipsismo desarranjado

na vítrea fonte onde a água se empareda.

Até posso ser errante

que da minha transumância sou garante

em nome de um nome só

o nome que adoço na boca

quando 

a boca tua na minha tem fusão.

Para depois

antes de todas as vésperas

antes

que as janelas sejam desfronteiras

e todo o vento carregado de adjetivos

esbarre nas nossas couraças

seja eu promontório.

O alto:

para que a maré

pare a tempestade.

Sem comentários: