25.2.18

Piloto automático

Do nome sem paradeiro:
a antítese da noite
no inventário dos tutores da cidade
em novelos acamados na janela propositada.
Cuidados os degraus
o improvável ganho dispara na sombra
e sei dos nomes sem paradeiro.
Estamos em piloto automático:
sabemos
que do tudo sabemos nada.
Por isso
piloto automático.
As cortinas entreabertas cobrem a poeira
e o olhar não se cansa
não adia o sufrágio nos socalcos estimados
nem se amedronta
com os estilhaços prometidos.

24.2.18

#485

Aqui chegado
só com a bênção da maré
as mãos banhadas no fogo.

À pátria salgada

Quem resolve a eutanásia de Portugal?
Ardósia espinhosa
condomínio privado
ganga gongórica
genuflexão imperativa em selo de casta
impropério constante ao estatuído
fenda entre teoria e prática
concurso de vaidades
adulteração em estado puro
ilusão que enfeitiça o olhar
anestesia larvar
farsa sem remédio
eloquência frívola
intransigência em glória sem caudal
tiranetes disfarçados
(salazarentos em conserva)
apedeutas disfarçados de catedráticos
tudólogos em profusão
prolixos na inanidade.
Quem lhe encomenda a autópsia?

23.2.18

Heurístico

O xisto sem dono
candeia em que lanço âncora
reinado intemporal
caudalosa frágua no apetite ímpar
de onde nascem árvores sem semente
árvores com a raiz à mostra
bebendo nas veias do xisto lúgubre.
Não são as cidades
esteio que espera
nem o cimento amontoado pede água;
pode ser lúgubre o xisto
e ainda assim
mata a fome à fome avulsa
nas suas veias suculentas
e todavia escondidas.
O sol consome-se no tubular nevoeiro
impaciente
para se servir da paisagem
o manjar esperado
condimento ostensivo na garrafa embaciada.
Sem o tirocínio dos homens da terra
que o xisto generoso abre suas pétalas
e as mãos famintas trespassam a aspereza
tornando-se macios
(mãos e xisto)
na quimera dos paradoxos.
Ensina-se aos ascetas
os pródigos novelos em cascata
que ascendem desde o vale até ao entardecer.
Um milhafre longínquo
dança os ossos cansados contra a falésia;
a presa não chegou a ser presa
e o milhafre adiou a fome,
à falta de olhar cuidadoso
sobre a paisagem sem algemas.
Os camponeses
desatentos por cuidarem da lavoura
esquecem os inviáveis acessos de fúria;
não reza a história
de homens presas de milhafres.
Nunca fiando:
antes de os tempos
romperem o véu da sua véspera
ninguém adivinhava o xisto
manancial de árvores e de frutos.
Os livros
estão cheios de inesperado.
Agora se percebe
que haja seguros de vida.

#484

Preciso.
Preciso de ser preciso.
Preciso,
matematicamente impuro.

22.2.18

Califórnia

Neste ermo lugar
onde navios sem velas dançam
e as luas se enamoram da alvorada
procuro uma Califórnia amuralhada.
Persevero
entre o musgo larvar
as palavras mal ditas
e as pessoas que não são malditas
à espera de um chapéu amarelo
onde façam ninho ideias sem freio
onde medre a bondade sem juros.
Costumam
as areias límpidas ajudar a estilhaçar
os embaraços escondidos
entre as linhas amarrotadas
nas entrelinhas do possante muro
de onde se lamentam preces e fingimentos.
Não sei se a Califórnia chega
ou se preciso de um califado:
sei,
ao menos,
que não há insalubre fado
onde de estorno fermente uma sorte.
As velas agora hasteadas
chegam fogo ao navio,
que se move devagar:
talvez ao anoitecer
as luas se fundam numa só
e Califórnias não sejam demandadas
por ausente serventia:
no fio do luar
uma marca de água
a sublime tinta-da-china
escreve as estrofes que devolvem o sono.

#483

Como vem ao conhecimento
que baça é a lente
e treslidas as palavras?

#482

Seja baça a lente
e as palavras treslidas
confiáveis são as intuições?

21.2.18

#481

Sobre a lenha fria
despenha-se o corpo furtivo
no rumor de sua grandeza.

O corsário desarmado

Sinto-me corsário de mim mesmo:
trono visível das ideias
que depois se evaporam
na sua negação.
Corsário:
as roupas do avesso
as horas vividas em contramão
as palavras vertidas em antónimos
sem purgas malsãs
apenas o furibundo artesão das escolhas.
Corsário:
mas não farsante
na inviolável descerteza de tudo
penhor dos penedos perenes
fautor das mais frágeis escadas
no estertor dos compêndios sem audiência.
Conheço os rostos sem nome
e sei que dos nomes vertidos
sobram fingimentos
personagens
apenas personagens
(e as personagens são ardis)
inverosímeis enredos no escol estulto.
Serei corsário.
Ao menos,
corsário.

#480

Demissão.
De missão.
De missa.
Demi (comme en français).
São.

20.2.18

#479

Tumulto em erupção
e eu tatuo a indiferença
tanto o céu sereno por teto.

Violino


A corda sem água
abraça os pastores. 

Na cumeeira da onda
medram flores exaltadas. 

O coldre sem mãos
é provimento da pólvora seca. 

Nos arbustos hostis
mel desenhando um sortilégio. 

A cura estudada
nos néctares matinais. 

Na saia gasta
uma poeira nómada. 

O estridente trovão
na clareira sem mapa. 

No porão inundado
o sangue da tempestade.

Os vitrais desenhados
na controversa espada sem bainha. 

Vilões denodados
terçam contra a bondade inata. 

Lenços noturnos
vogam na combustão das palavras. 

Na demissão arrefecida
o desejo em forma de segredo. 

A garrafa no sopro da maresia
em mundos inteiros à mercê no areal. 

A madeira estouvada
e o bando sem quartel. 

O colo carregado
na prolixa sensibilidade. 

O embaraço encomendado
na singular loucura. 

Um grito à espera
do mote vencido.

#478

O parto do orvalho
as gotas escorregando
vagarosamente
sobre o dorso do dia.

19.2.18

Amostra

Verto no copo alto
esta maré que transborda
dos círios de braços abertos.
Nos abetos há musgo infante
e eu sei tomar as asas de um pássaro
bebendo a paisagem com olhos desaforados.
Pudessem as molduras sair do sítio
ganhar tempo ao tempo
para as crianças serem perenes.
Pudessem as fronteiras escutar a música
precipitando-se contra si mesmas
no aceite de serem farsa.

E da boca quente
em sílabas não contadas
as palavras-âmago
servas
entoadas sozinhas
no cruo silêncio da noite.

O ritmo acelera no contrarrelógio
mais depressa do que o tempo
e as horas são o pavio de nada.
Nas guitarras distantes
atiro os dados à sorte
sei soletrar de trás para a frente
o compêndio desatualizado
onde estão sânscritos versos,
mitómanos.

Oxalá aprendêssemos:
os oráculos
refutam-se em suas profecias.

#477

Escolhe uma palavra
e poetiza-a.
Redesenha-a.

18.2.18

#476

Confisco as flores
demissionário o punho:
sou um ariete faustoso.

Fusão

O espólio em estilhaços
no corpo do forasteiro,
minados os campos em redor.
“Sou candidato ao futuro”,
protestou de mão dada
com sonora sonoplastia.
“Prefiro as orquídeas de cores fundidas”,
ouviu em refutação.
E o palco desmontou-se
na avidez das bocas famintas.

17.2.18

#475

Condomínio.
Com domínio.
Condo mínimo.
Com do mínio.

16.2.18

Valsa

É uma valsa?
Ouve:
perdi a vergonha
e ganhei juízo,
o juízo da lucidez
na sedutora balsa da ilusão.

É uma valsa?
Tens a certeza:
dormimos ao mesmo tempo
e açambarcamos as palavras
as palavras que bebemos
na lareira aberta pelos nossos olhos.

É uma valsa?
Mesmo:
na indiferença dos vetustos
raiando neles o sol da sabedoria
já não os sobressaltos.

É uma valsa?
São teus pés:
mnemónica diretora
regaço cingido ao meu peito
o sangue aplacado.

É uma valsa?
Se dizes que sim
não sou ninguém para opor.

#474

Hoje
apetece-me
dizer o seguinte:

15.2.18

Viável

Ter na haste
o sabor do tempo
na variada seara promitente.
Ter no bolso
sementes de sobra
na indulgência arrematada.
Ter no modo
critério assisado
na assinatura perene da história.
Ter nas preces
as telúricas palavras
na indomável fatia do mundo.
Ter na mão
as rédeas do impossível
na congeminação dos sonhos em sonho.

#473

Este é o magma de que sou feito
medula fecunda
o cais de onde sou inamovível.

14.2.18

#472

Um fósforo emaciado
acende chama timorata:
a noite encontra seu eclipse.

Interrogatório (?)

E se fosse esta a arena
onde as cartas se jogam
na mudez do orvalho matinal?

E se as ondas abertas
não se fundissem na véspera do areal
invadindo (alegoricamente) as janelas?

E se frondosas sereias
lograssem as distantes montanhas
recolhendo dos arbustos frutos silvestres?

E se a lua comprida
se mascarasse de aurora boreal
e as espadas diuturnas aguardassem veludo?

E se as crianças emancipadas
não fossem obedientes
nem aos seus próprios vultos?

E se as letras de um alfabeto diferente
fossem desenhos impressionistas
por dentro da tela rasgada que fere os olhos?

E se a noite emudecesse
e só sobrassem páginas brancas
à espera de escrita?

A sagração do amor

O amor
fábrica de cumplicidade
fervendo na erupção dos sentidos
um amor
sino centrípeto na casa
combustão em degelo noturno.
O amor
às nossas mãos
na entrega ímpar
em empolgantes coreografias
com a lua por testemunha
na varanda sobranceira ao palco do mundo.
O amor sereno
o amor insubmisso
o amor matricial
deixando às estrofes seu hino
deixando ao desejo sua estirpe
deixando à uníssona voz seu lacre.
O amor fértil
o amor sem algemas
o amor semente
multiplicando por mil
a colheita que vem às mãos
na sagração do dia.

13.2.18

Sonhos tiranos

Não deixo os sonhos falar.
Não os deixo ter rédea.
Não quero a pilhagem sem aviso.
Não quero um palco cheio de espinhos.
Não quero a jugular da vida apertada
por mordomos sem rosto.
Sonhos sem gramática
apenas sonhos alçapão
precipícios vorazes
polvos famintos
em tentáculos desdobrando-se no corpo transido.
Não quero estes sonhos
os sonhos suados
no coração latejando em silenciosa ira.
Os sonhos indomáveis
não convidados
e que amesendam no leito frio
na desprotegida nuca imersa no sono
sua vítima sem direito de resposta.
Os sonhos cavernosos
em vozes repetidas num murmúrio intransigente.
Sonhos tiranos.
Pois os sonhos não se negoceiam
não admitem uma vírgula à esquerda
ou um parágrafo a destempo
ou um verbo em forma modificado.
Sonhos
punhais sem licença
pedindo a carne
pedindo ajuda a um cálice oxidado
onde se vertem lágrimas
na equação do sobressalto.
Refém dos sonhos
às vezes com medo do sono
por medo dos sonhos pelo sono levitados.

#471

O dique
cais seguro
onde as águas irreprimíveis
amansam.

12.2.18

Margem de erro

Por pequena margem de erro
sentado na margem do rio indomável
escuto as águas caudalosas
destroçando as pedras amontoadas.
Por pequena que seja
a margem de erro,
erro –
e não se discute 
se o erro é credor de indulgência
ou se tem de contar no cálculo das insciências.

Será a margem de erro
cláusula elástica
ou caução para o desrigor?

A partitura baça não ajuda
e até um tiranete boçal
não arriscava ripostar
ficando deserta a demanda.
Use-se o acaso;
a métrica conveniente;
um critério avulso, por assim dizer;
que o desrigor quadre com desregras.

Até que a margem de erro
deixe de habitar
os pesadelos dos estatísticos.  

#470

Torres pedras, torres velhas
cópia de cópias
matrioska de originais.