11.10.19

Desconstrução

De estar em estâncias recolhidas
diz-se
que não lavrei conhecimento
das variadas facetas do mundo
e não soube dele recolher
os subsídios incomensuráveis 
para a madurez. 

Não tenho disso 
juízo formado
nem julgo que deva ter. 

Às costas 
peso a gravidade dos dias inteiros
porque 
(isso posso afiançar)
sempre quis 
dos múltiplos ângulos do mundo
ter uma noção. 

Só fechei um par de janelas
mas a quem é dado garantir
não ser de seus preconceitos prisioneiro?

Desde as alcáçovas emparedadas
lancei o periscópio sobre um olhar diferente
e se polémicas houve
que me agarraram pelo pescoço
foi pela denegação de transitar pelo admitido:
preferia saber 
do que sabia ser meu antónimo
como matéria de aprendizagem,
como caução de uma certa
desidentidade. 

E se insistem 
que fui juiz em causa própria
que me alimentei dos poros que conhecia
que não atendi 
as instâncias onde se jogavam os contraditórios
não tenho resposta
se não 
a de remeter o juízo a quem de direito
aos que da minha vida terão
possivelmente
vivido mais tempo do que a vida teve.

Sem comentários: