14.10.15

Maestro

O sal dourado que cobre
teu corpo:
bandeiras hasteadas no lóbulo
centrípeto.
O vento fresco
acalma a fornalha estival
sem demorar o fuso do desejo.
Sem tempo a perder.
Que as mãos trémulas
cuidam da pele salgada.
A boca orquestra a dança
que sei dançar.
O resto
deixamos aos desvarios
que em nós se compõem.
A pele dourada
já não albergue do sal febril
repousa no regaço quente
que há em mim.

13.10.15

Arco-íris

Damos os nomes às cores.
Mil nomes
na vastidão de dez mil cores.
E recolhemos
nos despojos da maré
um coração cheio de lágrimas.
Não é da maré que temos medo.
Não é de uma cheia que temos medo.
É dos nomes férteis que dão à costa
e do caos a seguir.

O pseudónimo forçoso

Não adianta
perseverar na obra
se os círculos competentes se encerram
no bastião dos dogmatismos.

E quem tutela os dogmatismos?

Gente
que morde a palavra democracia
que lambe a palavra tolerância
que se estica, em bicos dos pés,
no altar sublime do julgamento dos outros.
Gente que,
ó todavia,
apenas morde e lambe e estica
sem praticar o que as palavras encomendam.
Catedráticas pulsões da subjetiva arte.
Não entrar no círculo é fatal:
desmerecida a obra
na acutilância das recensões escondidas
em hermética erudição,
sobra a vastidão do nada
o esmagamento ao nada;
mas as sumidades falam no vazio,
palavras estigma que apoucam a obra revista.
E ai se ousas meter o baraço
pelas ideologias erradas:
por condenação liminar à anti-arte
esquece os cardeais da publicação
(ou esquece o sustento se achares que nela o acharás).

Pode não chegar
para a levitação artística:
é só recusares os imperativos categóricos
que rimam com imperativos ideológicos
não andares de braço dado
com os companheiros certos
nem assinares os exatos abaixo-assinados
ou não fazeres coro
com a turba que educa as massas;
destino o teu,
candidato a artista,
traçado:
de candidato não passarás
devolvido à penumbra onde não medram criadores.
Pois os tutores da estética
os paladinos das artes
os afocinhadores que retiram da merda
a arte que interessa legar ao público
(ao público ordeiramente instruído)
são sumidades à prova de provas
bestuntas presunções cognitivas
deformadores das artes desde o pináculo da ideologia.

São como os reses que afocinham
em lamacento solo em demanda de trufas.
(Sabes o nome dos reses, não sabes?)

Deviam ir para a política
onde se juntam os mesquinhos quase todos.
                
Oxalá pudessem as cores das artes
desprender-se de peias ideológicas,
sem os freios que adulteram a sua exegese.
Em assim não sendo
saibam os que afiam a lapiseira
para o lugar de candidatos às artes:
o respeitinho às sumidades
é condição primeira para o reconhecimento.
E ai de quem soletre, pausadamente,
e-n-d-o-g-a-m-i-a
que suas sumidades expelem indisfarçável fel
e assinam a sentença fatal:
pois que a quem assim acusa
não é dado o respeito pelas sumidades.
A maior das heresias!

Ato contínuo:
o ostracismo.
Esqueçam que podem ser arte(s).

12.10.15

Não fumadores

Se eu fumasse
punha-me a escrever poemas
em cima das nuvens de fumo
desenhadas a preceito.
Aposto que seriam
poemas cheios de estilo.

9.10.15

Controlo remoto

Não é na hecatombe
que adiantas as fraquezas.
É nas tardes soalheiras
no colo madraço do tédio. 

7.10.15

O melão aberto

Partido em quartos
resplandecendo amarelo esverdeado
(que também podia ser verde amarelado
– depende do olhar afinado):
o melão garboso mostra-se à clientela.
Comam o melão ufano
– adverte o preço de saldo.
Mas se é de saldo seu preço
ponham compradores potenciais
as barbas de molho:
nunca fiando
quando a esmola fermenta tão abundante.
Mais a mais
deve a suspeita trinar:
como pode o pobre melão
ostentar sorriso que pesca o comprador
pela boca da ingenuidade
se o melão assim esventrado
não é, decerto,
produto da sua vontade?
Ardis do marketing, parra seca.
Caem os incautos
os que sucumbem às árias envenenadas
dos mercantes sem remorsos.
Que isto do capitalismo
é cicuta que traz a humanidade pela trela.
(Ó verdade insofismável!)

5.10.15

Paris nas mãos

Os pés não cansados
na exata proporção da sede da cidade,
do tamanho da cidade.
Paris perfuma quem está
e os passos ficam curtos para a volúpia
que dá de presente.
Os dois braços do Sena
naquele lugar em que a ilha o divide em dois
abraçam-se às pedras antigas
– às pedras que foram residência
de quantos turistas?
São pedras angulares de história imensa.
Paris nunca expiou o encanto
– nem agora
que os parisienses são rasos na multidão.
Num pulsar arrebatado,
do cimo de Montmartre
com a basílica a fazer de testemunha:
Paris a nossos pés.
E nós,
com a cidade a agasalhar-se nas mãos.

4.10.15

Flow
Wolf
Flow with a wolf
Wolf in a flow.
Flow.
Wolf.

3.10.15

A história do futuro:
,

29.9.15

Palavras torpedo

Em penhor com as palavras
não lhes batizo o sentido.
Apesar as metáforas
das figuras de estilo
e da estilística literária
enfim,
da plasticidade das palavras,
há as que não podem ter sentido furtivo.
Das palavras bebo um sentido.
Duvido
quando se empregam palavras
em sentido difuso.
Fico sem saber
o que mandam dizer tais palavras,
as que julgaria apenas transfiguradas.
As palavras mandamentos
não se deviam entregar aos equívocos.

24.9.15

Anjos em pé

Podem preparar a canonização.
Pois não é dado protestar
paciência de santo
quando contrariedade
(em forma de gente)
se atravessa no sapato?
Deixem os santos banhados
na banalidade.
Assim como assim
há uma alma sequer
que nunca tenha reclamado
a beata paciência?
Eu já estou de braços abertos
e sentado.
À espera da canonização.

23.9.15

Predicados mundanos

Os gansos espevitam as asas
enquanto a lua vem do eclipse.
As serviçais do convento
lavam-se na véspera do deitar.
Taxistas eruditos entoam música celta
em vez de conversarem com os clientes.
Um guitarrista cortou as unhas rente
ficou de baixa por sete dias seguidos.
Os peitos erguidos ao céu
mostram gabarito mátrio.
Joelhos protuberantes
roçam nos torniquetes do metro.
Aves canoras estão em greve
só se ouve o burburinho da cidade.
Um jovem estudante confia nos auscultadores
enquanto o mundo gira lá fora.
Muitas olheiras acotoveladas nos autocarros
denunciam sonos embaciados.
Doentes dolorosos pedem morfina
e os médicos assistem à carnificina na televisão.
Uma criança está perdida dos pais
chorosa, errante sem que lhe deem atenção.
As dondocas ao lado estacionam no quiosque
consomem as últimas novas cor-de-rosa.
Viciados em drogas caem no vício
antes de caírem no deslumbramento da noite.
Um avô arrasta os ossos até ao alpendre
enquanto espera que a enfermeira traga o almoço.
O camionista esfrega o ouvido
com o mesmo dedo que vai pegar nas azeitonas.
O escritor absorto numa ideia
e a tempestade que se abate sobre a rua apinhada.
Um gato derrete a preguiça
no cimo de um telhado soalheiro.
Uma mulher atarefada compra víveres
projeta a ementa que vai servir ao jantar.
                 
Um estorninho andaluz cicia ao ouvido
de quem o quiser ouvir
que a normalidade não é um indesejo.
Os planos no estirador são hibernação
adiam o funeral da normalidade.
Prolongam a normalidade.
Que de tanto ser normalidade
Nem é escutada nos seus rumores.

Por enquanto
e por serventia da descoragem
olhares que se saciam no tempo hoje
devolvem os planos às imagens céleres
que correm na tela veloz que é centelha
no olhar.

21.9.15

Galanteio improvável

Na rotunda retorcida
os miúdos saltam para o dorso da estátua
a meio da algazarra.
Os estroinas incomodaram uma velha passante
que berrou o que pôde contra a aleivosia.
Os rapazes não ligaram nenhuma.
Ao invés:
assobiaram à velha passante
como se o assobio fosse para mulher curvilínea
(e a velha não estivesse datada).
A velha teve um achaque da memória
e, em lembrando-se dos “velhos tempos”,
não regateou silêncio.
Assim como assim
(pensou com os seus botões)
já não ouvia galanteio
desde o século passado.

18.9.15

Manual dos sonhos

Sonho.
Sonho que sonho.
Sonho que estou acordado
e tudo o que sonho
tem o fiel do que é tangível.
E os sonhos demissionários
(aqueles que as deusas reprimem)
vociferam nos interstícios
espreitam um lugar seu.

Os sonhos bons
os sonhos maus
aqueles que de tão tremendos
se estendem para além do acordar.
E os sonhos bons,
ah! os sonhos bons:
a tecla de veludo
o tempo demorado
um beijo arrebatado
uma paisagem
pilhas de livros por ler
gente que é gente
(com defeitos a preceito)
as esperas necessárias
o agradecimento
as coisas impenhoráveis
a saia rodada
o bom trato
os cordões dos sapatos
as tulipas ordenadas
um piano de cauda
a sede saciada
a árvore matricial
o amor que se encontra
a adorável existência.

Sonhem-se sem freio
como se o amanhã não viesse
e todos os preceitos coubessem
nos sonhos que são agora.
Deixemos os sonhos ter as suas asas
que sejam ninho das coisas todas
das mundanas
às que vão ao altar da importância
das que doem
e das que congraçam um sorriso.

Deitemo-nos no sono
à espera dos sonhos.
Façamos como eles,
os sonhos,
e sejamos tutores de uma criativa vida.

17.9.15

Rosa estiolada

Uma rosa fechada
resguarda um perfume doce.
Ninguém sabe se o perfume é doce
em estando fechada a rosa.
Deitaram-se ilações em convenção,
que as gentes
gostam de precipitar ilações.
Nem tão pouco é dado a conhecer
se a rosa algum dia abrirá.
As gentes passam o pente pela especulação.
Dizem, uns,
que a rosa medrará carmim
o doce do perfume a entoar morangos.
Outros calculam
uma rosa em amarelo desabrochar
vertendo limão odor.
E outros, ainda,
conjecturam uma rosa branca
inundado o odor de pêssegos.
Mas ninguém dá conta
que a rosa continua fechada
à conta de tanta hipótese afivelada.
E que a rosa
em trejeitos de mau feitio
(assim como quem ostenta
notório poder de contrariar o assente),
teimou em ser casulo.
Pois
perante tanta prosápia
antes ser-lhe cega.
E a rosa nunca chegou a medrar
fora do seu casulo.

16.9.15

Três alqueires de futuro

E eis que chegou um cruzamento
e ele sem saber por onde meter o corpo.
As preces, essas,
subiam à noite, céleres;
talvez denotassem a falta de jeito
para tomar conta de si mesmo
talvez, apenas,
o olhar espreitando no ombro do futuro.
E dizia:
“eu estou apaixonado pelo futuro”.
Andava nisto
tão extasiado com o futuro
que nunca chegava a apreciar
o futuro.
Pois em chegando
o que julgou futuro ser
nessa altura futuro já não era.
Por isso as preces todas.
Queria que o futuro não fosse
um pedaço de vento a fugir entre os dedos
ou um vidro sempre em estilhaços.
E dizia:
“eu quero tanto o futuro
que mal posso esperar.”
Pelo caminho
tropeçou na pressa.
E tropeçou no passado.
Em negação
desaproveitou a mnemónica dos idos distantes
tanta a febre em agarrar o fugidio futuro.
Andou nisto o tempo todo.
Quando deu conta
o futuro fora sempre consumido
pela estulta mania de aprisionar o tempo.
O futuro, coitado,
nunca chegara a sair da prisão do passado
de que ele fugia a sete pés.
Em andando sempre nesta empreitada
desaproveitou o ouro maior:
o presente,
o tempo único
que lhe passava pelas mãos.

15.9.15

Há alturas
em que o silêncio
é o prefácio das palavras.

10.9.15

Adolescência

Talvez dementes
ou apenas adolescentes
berrávamos:
“sem mãos”,
o suor ao canto da boca,
nas bicicletas que sabíamos amestrar.

9.9.15

Paredes altas

Os tijolos cheios de musgo
cansam as mãos.
O suor que lava o rosto
desdiz as facilidades.
Porém,
entre a espuma do mar que beija a areia
há conchas pequenas que enchem a alma.
As mãos suadas evocam as conchas
por entre o musgo dos tijolos.
A fala entaramelada testemunha
o cansaço dos ossos.
A parede é alta
descobre armadilhas
parece que não se deixa transpor.

Mas a parede esconde um sortilégio.
Não se sabe
o que mostra no lado escondido.
Pode ser a fruição da bondade
com campos intensos e flores garridas
montanhas suaves atapetadas por urze
os cimos ainda tapados pelas neves eternas.
Ou pode ser uma cornucópia de estultícia
um abraço ardiloso de maldade
e rios fétidos
envergonhando com as suas escuras cores.

As facas pendidas terçam a incerteza.
Mas as mãos suadas não se intimidam.
Agarram as pontas dos dedos
pedaços pequenos de tijolos
e escorregam
escorregam vezes sem conta
no visco que os enroupa.
A eternidade dos tempos adeja
em forma de ameaça.
Pois as mãos pertencem a quem não é imortal
e o engenho não é imorredoiro.

O muro
o tão alto muro
o muro que parece crescer
assim que as mãos derrotam um pedaço de tijolo
personifica uma promessa.
Não se sabe que rosto se esconde
no lado oculto da promessa.
Nem assim as mãos se demovem
à medida que o corpo restante ordena
que o musgo dos tijolos se dissolva
no suor das mãos.

Depois se verá.
Quando o promontório for tomado
e a alta parede for lugar de contemplação
saber-se-á que estimativas faltam
para o descer
e pisar
talvez
seguro chão.

7.9.15

O roubo das almas

À espera.
A névoa que se acama
um feixe de luz tíbia.
A espera demora-se.
Os candeeiros provocam
uma luminosidade opaca.
A espera impacienta.
As luzes sondam as portas
um bafo quente derrete a lucidez.
As esperas todas.
Montadas em série
(talvez em sequência linear)
e a luz decantada pela névoa
cintila entre os poros.
Dizem
que a paciência derrota as esperas.
Dizem que é virtude.
Só não dizem
que as esperas em interminável sucessão
determinam a corrupção das almas.
E luz nenhuma aguenta a provação.

3.9.15

Desconversar

Os ramos secos fecundam
as letras madraças.
Troca-se prosa que caçoa dos sentidos.
Às duas por três
os ramos secos extinguem-se
e fica apenas o chão nu.
Podíamos podar árvores centenárias
ou apenas beber cálices de vinho
enquanto a alma tergiversa.
Ou então
para não sermos apóstolos da indiferença
medrar no sofá e em filmes suecos.
Nem tudo pode ser contumaz
– advertem os senhores da sensatez.
É quando soam as sirenes:
chegou a hora do desconversar.
Chegam depois novas retumbantes:
estaríamos a loucurar
(rezam as novas empoeiradas).
Que seja assim.
Antes uma loucura fecunda
do que a linha direita que fede
a desloucura.
Se preciso for desconversa-se.
As vezes que forem precisas.
Até que toda a desloucura
caiba dentro de uma touca de amianto.

2.9.15

Manifesto

E da janela aberta
enquanto o vento nos beija
a alvorada em forma de renascer.
Nos vidros em orvalho
escorre a tinta da china
testemunha das nossas palavras.
Não importa o tempo que faz.
Pela janela aberta
extraímos a raiz quadrada
da intemporalidade que somos.

1.9.15

Ato falhado

Dizem-me as coisas penumbras
que da cor púrpura não se espere muito.
Atónitos, 
canalizadores das almas desaguam no estertor
que é serem quem são.
Recolhem poeira
a inútil poeira rarefeita
e tiram as medidas de lições perenes.
São saltimbancos
que pontuam as vidas outras
mercê de não saberem o que fazer com a sua.
São
(e nem chegam a dar conta)
genuínos atos falhados.

24.8.15

O devorador de lugares

Passo pelas curvas traiçoeiras
pelas terras áridas
pelas mãos várias.
Passo pelas luas coloridas
pelas avenidas largas
pelos poços escuros.
Passo pelas cordas de uma guitarra
pelo musgo do cais
pelas voltas de um carrossel.
Passo pelas asas de um corcel
pelas pedras pontiagudas
pelos antros temíveis.
Passo pelos lugares todos
e por outros que aprouver
guardando as facas no bornal da memória.
Passo.
E as mãos tremeluzem
só de saberem o passo pelo passo estugado
nos olhares diferentes
nos cheiros da terra
e pelas singulares estrofes de um poema
sem sal.

16.8.15

Tesoura de poda

O ouro fundido nas nuvens.
A alquimia do dia
adocicada nos frutos colhidos.
As flores, vetustas,
sereias delgadas em formosa coreografia.
A vontade segredada em rima
um esteio solar.
Valem as cartas jogadas.
Os trunfos capazes
num naipe entre as mãos suaves.
Das nuvens douradas
uma chuva sortilégio.
Diurna.

14.8.15

Maçã de Adão

Fez-se constar que o pecado
ficou entalado na garganta de Adão.
Ofereço as minhas dúvidas.
Não se fez constar
que outra além de Eva
tenha sido apetite do Adão.
Termos em que uma interrogação
É servida em lume brando:
o que está atravessado na garganta de Adão
por que ficou nesse estado?
A menos que Adão
tenha ocultas amantes e grasse na mentira
ilustres doutores de medicina
são convocados a depor.
Dispensem-se os homens da lupa em riste
em demanda da consciência do Adão.
Faço constar
em porventura especulativo exercício
que os letrados em medicina diriam
ser o bagaço do vinho roubado
em caves de abastados proprietários
que cristalizou na garganta do Adão.
Vingança destes
(ou lembrete divino)
Adão amanheceu com a garganta protuberante.
Jamais se leu tamanha versão dos factos.
Se não
Marx chamar-se-ia Adão.