13.12.19

Previsão

Desta quarentena
a solidão sem mestre
no poço esventrado em seu fundo
rascunho da maresia esquecida
úbere inteiro 
sem as algemas pueris. 

Deste a quarentena 
aos seus algozes
em retribuição
do âmago de uma generosidade sem estima
entre os modos diplomáticos dos covardes
e a boçalidade hipnotizada 
do corpo diplomático. 

Desde a quarentena
um levantamento avulso
as mãos viradas do avesso
réplica da escotilha retesada
por meãos intérpretes da crueza. 

De fora da quarentena
a máscara estilhaçada
e a espuma que se alvitra
no sopé de um corpo empenhado.

#1303

Resistir.
Reexistir.

#1302

O verbo deslaçado
contra a adulteração do fojo.
Uma aresta por dizer.

12.12.19

Manifesto contra as apoteoses

Apoteose:
apetece ser o ocaso
pois só no ocaso
se abrem as apoteoses,
o braço do rio
onde se depositam
as proezas.
Mas perguntas:
não podem ter lugar
apoteoses
a meio do caminho,
ou até no começo da demanda?
Somos dependentes
de apoteoses
esvaziamos o tempo
fora das apoteoses,
do tempo delido
numa penumbra intemporal.
E a sede de apoteoses
é a sede da angústia,
o seu lugar centrípeto,
por mais apoteoses 
que não são anotadas.
Tanta a sede de apoteoses
que se apagam
na opacidade de que são feitas.
Sobra a palavra
ininteligível,
como o travo da apoteose.

#1301

[“You use to speak the truth
but now you’re cleaver.”
Happy Mondays, “Wrote for Luck”]

Ensaio de realismo.
Ou palimpsesto de fingimentos.

#1300

As teimas tiram-se
no tabuleiro raso
em que iguais se jogam 
as peças. 

11.12.19

#1299

A voz de que sou capaz
mar com sílabas por contar
acústica do meu tonitruar.

Fortaleza

O chapéu
a aba torcida
gasta pelo frio
desdiz os elementos:
em seu interior
conserva a lucidez,
assim se espera,
que se arremessa contra
o atavismo.

O chapéu
apregoa o estilo
mas do estilo não sobeja
contemplação se não frívola
sem cabimento
na cal negra que são as abas
do chapéu.

Mas o chapéu
pode ser esconderijo
ou fortaleza devidamente ameada
onde se resguarda o pensamento.
Não vá o pensamento
ser vítima
de contrafação.

É para isso que serve
o chapéu.
Transmissor de uma baça cortina
opositor da transparência
por a transparência poder ser aval
da imitação sem escrúpulos.

#1298

O sangue sem voz
em uníssono ciciar,
uma gramática recriada.

10.12.19

Velocidade

Desenho as vozes
no altímetro onde entoam as harpas
e de música tão terna 
açambarco
o sumo escorreito no cais dos abetos.
Trago no espírito livre dos dias por haver
os despojos dos preconceitos baços
a literalidade das palavras
no avesso das metáforas incensadas
e de tanto teimar
aconchego nos braços 
parágrafos inteiros
um livro que desmente a sabedoria
as onomatopeias costuradas a tinta-da-china.
Desenho as vozes.
Meãs e audíveis
projetando-se no céu desembaraçado de nuvens
contra os insultuosos contrabandos do tempo
contra a puída corrosão da fraqueza
contra contrariedades emulsionadas no tabuleiro
desenho-as,
luminosas e prestáveis.
Pela cor do vento
sei 
que as compungidas dilacerações das almas
não tardam.
Pela cor do vento
e pelas vozes que se desenham
em estiradores não amuralhados
desconfio que está para chegar 
a colheita invejável
a invetiva contra os pederastas do medo
o auto perfeito 
contra os miasmas da usança.
Oxalá 
tenha em mim as forças que houver
e não deixe nenhuma em saldo esbanjado
no inventário dos poros enxutos
no inventário das palavras destrunfadas.
Das vozes sobrepostas
retenho palavras avulsas
palavras que não compõem o inteligível
palavras rasas no miradouro perdido
e delas hausto a medula 
desmentindo profecias terríficas
vésperas de dias feitos de noite
as miragens que não saem do laboratório
e figuras de estilo sem lugar na gramática
em vez
dos milímetros em precisa medida da voz
e das palavras 
sopesadas em balanças de fina flor de sal
no traço certo 
que subtrai o caiado da folha. 

#1297

A pálida, murcha magnólia. 
Uma promessa de devir.

9.12.19

Contrato

Apostava tudo
na moeda pagã. 
Não tinha 
se não uma leve ideia
das flores havidas em instâncias anteriores
e das lentes ilegíveis
sobrava a presunção do dia esperado. 
As vozes voavam mais rápidas
do que as marés exibidas. 
Era o tabuleiro
de demónios sagrados
e números ao acaso
infundamentados
sem qualquer mnemónica
ou o travesseiro 
onde se agigantavam
os sonhos. 
Demónios sagrados, dizia. 
Não sabia o que queria dizer
aquela combinação de termos
e dizia-o
com a mesma perseverança
com que abjurava os dias pretéritos. 
Julgava-se 
um colóquio de si mesmo
o abastardado impropério 
que era a deserção interior,
involúvel. 
Ouviu falar nos deuses pagãos. 
Podia ser um farol 
onde podia proceder 
ao levantamento
da nova versão do eu. 
Mas os medos intemporais
levavam a melhor
num braço de ferro
em que seu era o braço molestado
e de ferro o braço dos medos. 
O que podia perder
se apostasse na moeda pagã?
Nunca se sentira bem
na floresta da incerteza. 
Não se intimidou. 
Os medos 
podiam hipotecar o tempo
mas era vez
de ser a sua vez 
de torcer o braço
ao código do porvir.

#1296

Lágrimas vencidas,
o lamento gorado.

8.12.19

#1295

Tirocínio. 
Tiro o sino. 
Tiro ao siso.

#1294

A escumadeira ocasional 
quando é preciso
coar as impurezas.

7.12.19

Vacina contra os mastins

Sob a asa de uma estrela
nado nas águas frias
do rio sem rédea. 

Sob os auspícios de uma candeia
falo no entardecer 
às crianças cansadas. 

Sob o remédio da vida farta
colho a boémia que me condiz
com os atores da minha escolha. 

Sob a jura da noite tépida
conduzo pelas estradas sem nome
à espera da toponímia certa. 

Sob o patrocínio de uma ideia
fujo das pedras arregimentadas
em elegante golpe de asa.

#1293

Gera a dor.
Refrigera a dor.
Refrigerador.

6.12.19

#1292

Um grito mudo,
que a coragem
ficou para segundas núpcias.

Hábito

De árvores refúgio
antes dos quandos que interrogam,
ou a clareira
as árvores sem lugar
ou as árvores surdas,
e das bagas recolhidas do chão
o sumo que se bebe,
no inverso da sede.
Das árvores desenhadas
nos contornos das nuvens
sobram páginas mudas:
alturas há
em que o silêncio 
se acastela nas fundações da fala
e fala mais alto
do que páginas mudas.
Deixam-se as palavras
para as árvores alinhadas
no dorso do rio.
Amanhã
uma distância depois
apanham-se as palavras
infladas, 
adubadas pelo rio vagaroso,
antes que o rio se perca no mar.

#1291

As preces e os prantos,
eles são tantos.

5.12.19

Monástico


https://www.youtube.com/watch?v=XyFIIUKAOE8
[Tricky, “Makes Me Wanna Die”]

De si dizia
“sou 
apenas 
um ismo”.
Matéria infecunda
improvável decantação
inoportuna candeia,
sem combustível.
Um ismo:
mas não
feminismo
oportunismo
malabarismo
calculismo
fascismo
facciosismo.
Um ismo
outro qualquer
ainda por sondar,
mas um ismo.
Talvez
só mesmo o ismo
sem partícula precedente.
E de si concluía,
com o fartote de um seguro de vida
“creio ser esta
a minha maior grandeza”.

#1290

Abraço os sonhos
em pétalas de fala 
abertas ao epílogo da manhã.

4.12.19

Discurso

Dos bichos
disse frases comovidas
o lustro onde têm cabimento
na visibilidade do empenho
o ferro e o fogo virados contra os Homens.

Disse
aos demais
não tudo o que fosse apetite
que de embargar palavras somos instruídos
nos empenhados pactos assinados sem tinta.

Disse
o que de dizer era válido
e guardei outros dizeres
penhorados pelo buço do segredo,
à espera da maré a preceito
à espera de uma vontade sem freio.

Disse
em horas tardias
o que tinha lugar em vésperas havidas
e não pude se não 
arrematar o arrependimento contra as lágrimas
e desse arrependimento me arrepender,
ato contínuo,
à boca de um vulcão em letargo.

Disse
as metáforas que carecem de erudição
onomatopeias vestidas em simplicidade
os sons guturais, 
prescritíveis,
que sobem 
desde a medula até à voz desembargada
e sossegam a manada perdida nas ruas.

Direi
se o porvir for minha caução
de outros estamentos o que for de dizer
entre os benfeitores cuidados de almas
poemas em voz alta ao deitar
e outros poemas em tempo avulso
a espada embainhada
no cobertor que se agasalha na alma.

Direi
enquanto for minha a fala
e de sua tutela 
guardar o mapa.  

#1289

Quando começa o jogo a contar.
Quando conta o jogo começado.

#1288

A inacabada vozearia,
e eu
emudeço.

3.12.19

Manual do desejo

[Thurston Moore, “Leave Me Alone”]

Deixo a lanterna
deixo-a 
no propósito da luz
em maceração
contínua, 
vívida,
sem o bojo do engodo das palavras
das palavras malsãs
das palavras equívocas
nem que seja das palavras meãs.

Desta paternidade 
as ideias sem maré
entre a convulsão das memórias
e o império da adulteração,
sabendo apenas o que não sei
contendo dentro do peito
as palavras em forma de bala 
– o regicídio inacabado.

Destravo as costuras atadas
no caiado céu na véspera dos pássaros
e as flores polinizam os verbos desencontrados
contra a vertigem do apetite
a combustão da carne desenfreada
nas ilhas feitas à volta dos parágrafos,
as linhas a eito deixando espaço
para as pontas soltas
ainda soltas.

E se ao fogo ávido
a boca sedenta se atira
é por o desejo tatuado na pele
e as palavras nunca são erradas,
as palavras são sorrisos largos
e os dentes desenham os versos improváveis.

Contenho a cinza mercadejada
em santuários à margem de tudo
e sei
de antevéspera
que depois de amanhã será calendário
contra as probabilidades de o não ser.

Não desaproveito o dia e a noite.
Apetece estar de atalaia
todo o tempo
no veio do tempo
o sono encomendado ao olvido
e da pele sedosa sílabas incansáveis salivar
na gramática do alvo mais forte
a gramática do que é
o desejo de ti.

#1287

Presépio social,
ou casa dos horrores.

[Marxismo do avesso]

2.12.19

Outridão

Que é feito das maldições
da abreviatura da vida
da espuma em vez de verbo
da diagonal que entronca no mar
do tecido baço no coldre dos puristas?

Que é feito do mosto quente
dos poros suados
das barragens de medo
dos almirantes sem espada
das entranhas em tira-teimas?

Que é feito dos sábios sem manual
dos protótipos dos loucos
das desonras a desoras
das fumarolas expiatórias
do magma que vem às pontas dos dedos?

Não sou feito da mesma massa
e, todavia, vejo os antípodas do centrípeto
como a casa central
a peça do xadrez movida sem consentimento
diadema extravagante pousado no canto,
escondido.

Não tenho apostas no mais vão de mim
e das cordas apertadas cobro meu arnês
antes que o ocaso seja um logro
e das mãos suba aos pesares
o arrependimento contumaz,
escusado.

Não sou da mesma massa feito
e da ossatura retenho o fio de prumo
o aplauso sem peias às proezas guiadas
sem a escusa da chuva
sem o amparo das preces,
retiradas.

#1286

Pólvora seca
que seca
a artilharia pesada.

1.12.19

#1285

No teatro da consciência
deixo o meu singular tesouro.