7.2.20

Levedura

Um fortuito acertar
a roda viva do acaso
e as lentes embaciadas 
que exigem aura
um visível beijo nos azulejos arcaicos
e um verso puído,
singelo. 
A maré não se encontra na mão. 
Os líquenes extinguiram-se
deixando o lago só com água. 

Se ao menos soubesse da boca rasa
dos lábios que mordem o isco
e serpenteiam nos corredores do desejo. 

Se
ao menos
habitasse os sonhos meus
e não fosse
forasteiro deles;
se meus fossem os azimutes da vontade
o manual de intenções
o campo arroteado onde fermentam
as horas que são minhas:
seria anfitrião de mim mesmo
vedando a casa ao feiticeiro que substitui 
a ideia que tenho de mim. 

Teria de me ver do exterior de mim. 
Teria
de interrogar todas as frases
as palavras, 
uma a uma,
para excluir as que são madraças
e as infetadas pela mentira contumaz. 
Às vezes
não sei sentir o palco que vem a meus pés
não sei
dos inverosímeis chamamentos
das luras que se acham entre os arbustos
o que significam
no mosaico indigente onde sobram mendigos. 

Não ouso 
estatura maior do que a que tenho;
não sou capaz de saber 
que estatura é essa
não confio nos espelhos
não confio 
na lucidez que transporto. 

Combino com o amanhã
o exílio das consumições. 
Assim como assim
pior podia ser o estatuto da inquietação. 
Pior podia ser 
o véu a cair sobre o olhar
na dobra do calendário apressado
como se nadasse no Mar Morto,
como se mortas fossem decretadas
as angústias militantes.

Sem comentários: