11.5.18

Estrangeiro

Saio de mim. 
Vou pelos arruamentos
onde se enquistam molduras desiguais
os estruturados lanços 
do que meu olhar não contempla. 
Revisto cada enseada
talvez as areias molhadas invistam
o puro sinal das diferenças
e então
na companhia dos navios em redor
sinais de fumo venham ao estuário
onde escondo a solidão. 
Descubro os incomparáveis lugares
que fogem da penumbra
e noto
pela primeira vez
que me consigo ver por fora de mim:
vejo uma figura;
parece a distorção de um espelho
um passo vadio contra as varandas pueris
os contrafortes dos lagos intrínsecos
um chapéu sem medida
a medula funda nos ossos húmidos
palavras entoadas num viveiro oriente
propositadamente despojado de armas
o peito nu dado ao imponderável inverno
armadura sem doenças inventariadas. 
Não soube dizer
se ao ver-me por fora de mim
o vulto era eu em reconhecimento
ou se me vi como estranho 
(de mim mesmo). 
Não consegui tirar fotografia. 
O aparelho ficara escondido
no fundo da minha alma. 

Sem comentários: