13.3.17

Parapeito

Quais são
as luas compostas
os tiros certeiros em alvos com arte de o serem
os campanários com água farta
as escotilhas por onde se deve encaminhar
o olhar?
Como se entrega a pele cerzida
como se excluem portas trespassadas
e as flores exaustas
e se devolvem as feridas ao despeito?
Como se formulam
as perguntas com palco
desautorizando as excruciantes dores
que se movem no chão embuste
que apanha os pés pela raiz?
É preciso compor as interrogações
se elas vociferam 
pela voz de uma plebe sem serventia
as atrozes cicatrizes já sepultadas?
Das interrogações a destempo
o que sobra se não o avesso desassisado
as convulsões que costuram o desvario
um arremedo de uma personificação
por interposto ator
a fatiota apessoada num corpo esvaziado
ou apenas um corpo a menos
para pensamento em excesso?
Nas ruas cheias de gente sem rosto
que palavras cheias de néctar
se procuram
em desafio das interrogações? 
E se
em vez das palavras tonitruantes
em vez das pinceladas que imitam os olhos
em vez de arrastar um corpo cansado
e mortificações que sugerem despejo
em vez das dilacerações contidas nas perguntas
e se,
em vez de tudo 
o que doutrina diabos sem freio
e abraça a temporalidade que interessa
com a cobertura dos palcos movidos
no paralelo do resto,
sem lugar a demónios sem lustro
nem sinuosas curvas sem aviso,
mas apenas o céu álgido
sereno
com as nuvens pertença de outrem
tomadas de empréstimo
só para enxotar os medos enquistados
só para devolver às trevas os vultos assombrosos
só para deixar no chão os ossos de outrora
com a magnífica escola 
onde se aprende com o livro antepassado
e onde se recusam as interrogações que sangram?

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