14.2.07

O troar das palavras

As palavras
encerram os mistérios dos sentidos
que lhes queremos dar.
Umas vezes
palavras sofridas escondem lugares
onde só as emoções pertencem.
Outras vezes
destilam todo o império da racionalidade
– medidas ao milímetro,
uma esquadria que roça a perfeição.
E, todavia,
quando regressamos às palavras entronizadas
apetece tudo refazer,
como se o autor vestisse outra personalidade.

Flúem, as palavras;
são como espíritos voláteis
acordam penhores das diferentes cores do mundo.
Destoam as palavras coloridas
quando o pesado céu cinzento desaba
sobre as nossas cabeças.
O refúgio
está nas palavras cheias de cor,
desmentindo o plúmbeo dia tristonho.
E dias há que amanhecem soalheiros
pulsa das veias uma vontade indómita de fugir
para as arcadas incolores,
encerrar a alma nos volúveis caminhos
onde o sol não chega a entrar.
Servimo-nos das palavras empedernidas
compomo-las com as variantes
que partem em demanda
de um arco-íris que rima com felicidade.

Temos as palavras que enchem a boca
e se desfazem contra a pele
na sua imensa vacuidade.
Usamo-las
convencidos que são a unção
da pródiga verve.
Ensaiamos textos obtusos
nos umbrais da poética sublime.
O adocicado travo que solfeja após a ardósia de letras
desmaia
quando no regresso a tais palavras
jorra a decrepitude do criador.
Como se o tempo futuro teimasse reconciliar-se
com o tempo passado;
como se alguém
tivesse tomado conta do corpo do criador,
renegando páginas dobradas pelo tempo.
No temor de revisitar as palavras escritas
as que ficam emolduradas como retratos imóveis,
intocáveis.
Sem revisitação caucionada.

Poderia ensaiar-se um outro campo de flores
onde vêm repousar as palavras gastas.
Gastas de apenas serem escritas.
Há o risco de serem banidas
se o criador a elas regressa.
Ou temperadas com especiarias que as adulteram.
E nem pela delicada coreografia das palavras escritas
o desassossego da perfeição inadiável
retoma a centelha da reescrita.
Sacrificada a genuína fluência das palavras,
assim que o pensamento esbraceja
contra uma dura parede de onde saltam
fantasmas da impureza.
Nem todos os campos de flores
seriam o bálsamo aquietador
para as palavras desgarradas
que eternizam a solidão selvática.

As palavras
são os seus próprios espinhos.
Arranham com dor
arrancam pedaços de carne quando aparecem
em sentidos não queridos pelo criador.
É uma traição,
intencional ou não,
ensanguenta os olhos cansados do escritor.
Ao menos
vinga a expiação interior
através das palavras que jorram,
ora lentas,
ora à velocidade estonteante,
nem sempre lúcidas.

O pior
é quando fermenta uma ideia,
uma imagem,
capturar a intensidade de um sentimento
e as palavras não encontram retrato.
Aí as palavras são o seu inimigo
uma masmorra que aprisiona o criador
entretecidos rudimentos no limbo das palavras.
Quase sempre excitante,
o juízo dos penhores das palavras
desprende-se das amarras,
de todas as amarras
que só a solidão da escrita consegue destruir.
É isso:
um acto de libertação
a sagração da solidão do arquitecto das palavras;
a comunhão com as palavras
que escorrem das teclas para o ecrã diante dos olhos.
A emancipação desse terrível ermo.
E o mergulho noutra tremenda solidão,
encerrada nas palavras que nunca morrem.

O encantamento transcende-nos:
são mais as palavras que os dias que vivemos.
Uma miríade inquietante
pelo horizonte que descobre sentidos insólitos
para o que dizemos e escrevemos.
Figuras de estilo
emprestam a volúpia às palavras.
Uma indecifrável codificação
arremete o escritor para o vórtice da solidão.
Ensaística, apenas,
ou um exercício de distanciamento do leitor.
Ou talvez não:
apenas a suprema libertação
de quem lê
palavras entregues aos sentidos diversos.
Nunca o destinatário será tão soberano da obra
na reescrita das palavras tratadas.

Há nesta indeterminação
uma prisão voluntária do guardião das palavras.
Ora
as retoma com agrado
ora
as renega num abortivo esboço
onde não resta
sequer
uma vírgula de indulgência.
O risco maior
do resgate das palavras já retidas no tempo:
a dor lancinante
regressar às palavras tomadas,
ou a dor maior
obnubilar as cicatrizes do corpo,
como se houvesse mister de refazer
os dias perdidos na embocadura do rio.

8.2.07

Momento Professor Doutor FG

O Professor Doutor acordou às sete da manhã
pôs o pé direito de fora e só depois o esquerdo
foi à sanita evacuar as urinas retidas no sono
olhou-se ao espelho e o que viu?
A magnificência
a jactante sabedoria
o altar dourado onde resguarda tanta ciência
um cérebro que armazena mais brilhantismo
que uma vintena de Doutores de embuste.
Demorou-se
longos minutos
na contemplação de si mesmo.
Extasiou-se na aproximação de cada poro
a facial expressão que jorra os sorrisos valiosos
que guarda só para si
tão valiosos
não podem ser desperdiçados nos incapazes
– todos os demais.
O Professor Doutor,
perdido em elucubrações do ego,
esvoaçou pelo pequeno-almoço
pela fatiota para o dia
pelo caminho até à casa da sabedoria.
A caminho
sentia os transeuntes fulminados com a sua aura.
A cada passo
aspergia os dotes singulares,
uma sabedoria ímpar.
Só ao alcance dos predestinados.
E tão predestinado era que cultivava a distância
não fosse a conversa contaminá-lo
com a prosápia dos Doutores da mula ruça.
No estertor da ciência
o Professor Doutor é penhor dos novos alvores
abalo telúrico que nada deixa intacto,
dúctil personagem com o dom de virar a página
– só os homens messiânicos foram agraciados com o dom.

Nunca as loas serão muitas
para a homenagem devida ao Professor Doutor.
Por nunca as palavras todas serem bastantes
no elogio perene do Professor Doutor.

Providencial e imensamente culto
pulsão obsessiva pela atenção que tanto carece
será motivo para acamar no divã do psiquiatra:
por onde tanto ego vagueia
insondáveis mistérios ou mente tortuosa
ardis militantes dos que se esticam em bicos dos pés.
Carecem da atenção os que,
na sua ausência,
da cepa torta jamais iriam.
Assim se hasteia
um vasto ego que se espraia do Porto até Tóquio,
a cada dia que passa se estende para a estratosfera
até colonizar (só para ele)
a lua cintilante
– cuja irradiação é a sua aura que trina aos nossos ouvidos.

É uma lição de uma singela,
mas densa,
página só.
O roteiro necessário para os outros Prof. Dr.
(que não merecem o extenso).
Há por aqui divindade, ao que parece,
e a pele estremece só de pensar
que algum dia a escadaria há-de ser tapete
dos pés doutos de sua excelência.
Que sejam marcados esses locais
de tanta sapiência ungida:
que os outros,
lentes ou discentes,
mas todos tementes,
nem ousem a centímetros pisar
o roteiro do senhor Professor Doutor
(já com direito a genuflexão,
a portagem devida pela invocação de seu nome):
indignos de se acercarem,
ao longe que seja,
de tamanha honraria.
Aos demais
neófitos ou provectos anciãos,
os dias todos refulgiram só por saber
que paredes-meias habita insigne figura.

31.1.07

E de repente, tudo estranho

Os dias de cansaço descobrem os espinhos da alma.
Os sentidos perdem o norte
espezinhada a bússola por um passo desastrado.
Desagradável sensação de estranheza
que toma conta das veias
do sangue volátil que parece estagnar
à espera
que regresse a banal normalidade.
Nesses dias
do triunfo da estranheza das coisas e das almas
as cores esbatem-se.
Regressa um antiquado filme a preto e branco.
Um solfejo frio;
mas não é o frio que vinga
nem a dolorosa tempestade que corrói os ossos.
Apenas o abúlico despertar
para as caras desconhecidas
a começar pela própria.


As frases dos livros parecem desarticuladas.
Os animais, comportamentos erráticos.
Os óculos embaciados iludem a seca imagem
que desliza diante da vista.
Havia também chuva,
sem nuvens carregadas que pressagiam precipitação.
Ignoram-se as pessoas queridas
– a abismal rotina muda a condição:
já são de há muito queridas e não carecem afectos.
Sabe-se o errado
mas um poderoso turbilhão empurra
para onde não queremos ir.
Fazemos o que não queremos,
compungida laceração da carne.
Os dedos apertam-se e não se sente nada.
As mãos enrugam-se nos cabelos frios
compondo a melena desgrenhada.
Ao olhar no espelho
a melena teima, descomposta.
Os dedos passearam pelos cabelos em vão.
Os alimentos perderam o sabor.
A água já não mata a sede.
As águas dos rios,
dos lagos,
dos mares
adormeceram num protesto
pelo absurdo que grita a cada instante.
Os olhos percorrem o mapa da estranheza
e não querem perder-se no sono,
nem na contemplação dos sonhos de outrora.

O cansaço consome até a vontade de dormir.
De todos os lados
pessoas que erram sem destino
autómatos em personalidade esvaída.
Dão passos maquinais,
trazem rostos inexpressivos
os lábios cerrados
a respiração meticulosamente compassada.
Comandados por uma pulsão guerreira
evitam o contacto com os demais
que envergam roupas negras
e prosseguem um caminho interminável,
rumo ao vazio.

Em toda esta estranheza as ruas estavam desertas.
Entregues só às pessoas que persistiam
numa romaria insólita,
na indiferenciação do vestuário.
Quem sabe,
na indiferenciação dos vultos anódinos
que perseguiam as suas sombras.
Perdidos os limites das coisas,
desapossados do saber,
cognatos de uma lúcida loucura.
Teriam perdido tudo:
as memórias
o passado
as pertenças
afectos.
Vagueavam
na insolência dos monstros emparelhados
com a ensandecida janela.
Alguns de cigarro na mão,
levando-o à boca e simulando tufos de fumo,
coreografia espúria pelo cigarro apagado.
Tudo encenado
nos passos trocados pelos eternos transeuntes.
Eles também desconhecedores do descanso,
dantes balsâmico.

Um enxame de gente apinhava as grandes cidades.
Vinham dos campos,
das vilas
e cidades pequenas,
dos dormitórios
onde já não havia sono a cumprir.
Amontoados na cidade,
demorando-se nas avenidas largas
onde ainda não se atropelavam.
Alguns metiam-se pelas ruelas perdidas
por becos de onde a turba havia furtado
o sinal de rua sem saída.
Ao verem que a rua terminava num alto muro
estancavam a marcha e ali ficavam,
horas e dias,
a olhar para o alto.
Sabiam
que o porvir era do lado de lá do muro,
nem que fosse um estéril baldio.
Tomados por uma doentia inércia,
não conseguiam
(ou não queriam?)
sair do estagnante dilema.

Os dias corriam o seu sentido
com os ponteiros do relógio acertados
para a marcha convencionada.
Os dias seguiam-se às horas acumuladas.
No entanto,
os corpos pareciam ter hibernado.
As unhas não cresciam
os cabelos dispensavam escanhoamento
a pele permanecia fresca,
não se ressentia do banho ausente.
Era um tempo traiçoeiro.
O condão de decepar os conflitos,
no inexistente relacionamento.
Um tempo traiçoeiro:
na ilusão dos corpos em agnosia,
a crença que a velhice jamais chegaria.

Desengano.
Os ponteiros do relógio só pareciam imortalizados,
só então uma ilusão do olhar.
Quando dessem conta,
e voltassem a passear no espelho,
notariam todas as rugas marcadas,
os cabelos brancos ou as calvícies fátuas,
os olhos cansados que já não viam com nitidez.
Só então
os corpos se desprendiam da letargia,
do tempo amordaçado.
Todo o tempo,
entregues nos traiçoeiros braços
de um fariseu da eternidade.
A estranheza era tanta
que nem as promessas de perenidade
hasteavam as metódicas tergiversações.

Ao despertar da maresia abúlica
a dolorosa visão do fim
do outro lado da rua que pendia,
atravessada.

23.1.07

Coreografia dos desalinhados

Espartilhos tortuosos
deixam-te agrilhoado aos teus antípodas.
Espinhos que dilaceram os pés
por todas as pedras pontiagudas que calcorreias.
Uma mordaça que cala espontaneidade
fabrica os artifícios que te exigem.
Deixas de ser o que és por dentro
transformas-te em volátil matéria
apenas uma capa sedosa (mas inerte)
a que te habituas.

Olharás sempre em teu redor:
estuda comportamentos
discursos
hábitos
costumes;
e gestos, muitos gestos.
Há sempre um trilho fácil
a acomodação ao sentir geral
embarcar na maré fluente;
ou a teimosa de seres o que és
matéria genuína
cabeça pensante
a flamante força que pulsa nas tuas veias
pernas desimpedidas para irem por onde queres
gestos não estudados
e os dedos que tocam no incandescente incómodo.

A alternativa
entre o caminho linear,
ainda que contrário à tua natureza;
e as estradas sinuosas
tão ásperas de percorrer
e, contudo, balsâmicas:
hão-de ser caminhos que descobres
caminhos feitos por ti
ou os atalhos esparsamente frequentados.

De nada vale a consciência
quando a maré dominante a aquieta.
Cabe-te estar vigilante
conter os subtis atentados à indisponibilidade
que te prostram
manietado
perante o espírito domesticado.
Resta o passo firme
irromper contra o furioso vento que sopra de frente
voltar por sentidos proibidos
dizer as palavras incómodas.
Sem a ousadia
de querer mudar os outros
ou as coisas que nos destoam.
Só tens um mister:
fiel ao que quiseste ser.

O dilema há-de rondar, fantasma ameaçador:
será a teimosia
irreflectida banalização da diferença?
O que teimas ser
é o que sempre aspiraste ser?
À medida que adormeces
atormentado pela dúvida
ao menos vinga o discernimento
de haver lugar à dúvida.

18.1.07

Da paradoxal dor

Coreografia incindível,
os corpos que buscam na dor
alívio da tranquilidade perene.
Receiam a dor
como a alterosa vaga que se anuncia ao longe
e vem embater,
com fragor,
no céu-da-boca que se lamenta.

A dor é carpida em silêncio
no recolhimento dos altos mastros
que semeiam lancinantes farpas;
percorrem o corpo todo
são a sua manta coberta de espinhos
onde o corpo recrudesce sofrimento.
Espalham-se chamas demoníacas
espetam archotes de uma dor arguida, intensa
gemidos que força nenhuma consegue reprimir.

A dor
antítese do corpo de bem consigo;
e, contudo,
há quem a venere em segredo
a ambivalente espera que ela tarde
e o secreto desejo que espreite à janela.
Aquelas horas de agonia
corpo contorcido pela temerária dor
são também santuário de regeneração:
a emboscada do suave instante da dor repelida.

Então a dor atinge o auge:
quando vai em debandada em visita de outro corpo.
A recompensa da torturante dor
é a maresia exaltante da sua ausência.
Só pelas dores da dor
fermentam os amores pela antítese da dor.
A ciência dos sentidos vem em demanda:
só há aprumo no sagrado
quando o seu oposto derramou agruras ideais.

Alguns entregam-se
na viciante dependência da dor,
droga anti-morfina.
Sensações que se misturam
e um novo equinócio de valores.
Dizem os sapientes:
as dependências são doentias;
por fácil ser ajuizar outrem
fazem cátedra
quando mergulham no interior dos outros.
Talvez a sua dor
– a maior das lancinantes dores –
seja essa:
não poderem viver dentro de outros corpos
não poderem viver as vidas alheias,
em vez das suas desinteressantes, triviais vidas.

10.1.07

Caleidoscópio

Há cores
que fingem a alegria dos dias fugidios.
Amores
que só valem por não serem vividos.
Pessoas que se cruzam,
rostos alegres
outros sofridos
outros apenas indiferentes.
As mãos esculpem o vento.
Há passos apressados
outros embriagados pela voragem que passa na tela.
Prospecções de destinos impossíveis de distinguir
veredas cansadas por onde os pés se ausentam.
E palavras,
todas as palavras convocadas para a orgia dos sentidos.
Atropelam-se, as palavras,
num rumorejo ensandecido;
vêm as palavras
com a sua energia transbordante
batem nas pálpebras,
são como choques eléctricos de quem,
desprevenido,
deslizou os dedos para a tomada.
As cores tingem o céu e as árvores
bafejam o ar que se respira.
Todas as cores,
as boas e as perturbantes,
sinfonia exaltante do lídimo existir.
Herméticas, numa paleta sedutora
ou misturadas no torpor de fantasias inquietas.
As cores casam-se com as palavras
arquitectam a estátua onde nos deitamos.
A estátua particular
a cara inigualável
os sentidos que diferem como frequências de rádio
uma variedade caleidoscópica
– a imensa riqueza, património genético da humanidade.
Descontam-se atropelos
ignoram-se dissimuladas personagens
e nem os vorazes precipícios perturbam
a serena dormência que apascenta
o mais alto que somos.
As palavras
na sua tremenda revoada
dançam ao vento
e contra o vento
como as pusermos à mercê dos desejos.
Afagam, acariciam, incomodam, violentam,
tragam os montes e vales que são a distância adversária;
as palavras compõem as cores
do caleidoscópio de nós mesmos
pasto onde esfaimados espíritos colhem nutriente.
Embatem no peito
e, pela dor que cimentam,
traduzem a beleza dos afogueados sentidos;
dos sentidos que se entregam à coreografia sublime:
abraços que falam mais alto
beijo singelo que colore dias tão plúmbeos.
No seu inquietante sossego
as cores e as palavras são um rio caudaloso
correndo rumo à foz.
Quem pode recusar
ser figurante deste fremente caleidoscópio?

3.1.07

Viagem numa estrela

O silvo do ar gélido sussurra-me aos ouvidos
como sou sentinela dos teus sonhos.
Prossigo
alado no vértice mais alto da estrela
fugindo das tormentas ao longe
onde vogam as nuvens acasteladas
– negras e assustadoras.

É nos braços da estrela que me entrego:
sabedora dos pontos cardeais
candeia por onde entram as coloridas avenidas.
Pela noite e pelo dia
(que o sono tarda em visitar-me)
vigio dos braços da estrela
os que erram sem destino
os que sobem ao alto do cavalo alado
e tragam águas desconhecidas
os que apenas querem o sossego de quatro paredes
e ainda
os que levitam a sofreguidão
e combatem o tempo inquieto
mais arrebatados que o tempo em si.

Cruzo os braços
na contemplação do espectáculo do mundo.
Nem o ar gélido
enregela a vontade de aspirar o zénite
trazer às minhas mãos o mundo
feito em minúscula bola.
Não é deus que me sinto
ou alucinação que aferroa o sono destemperado.
As palavras amontoadas em todos os idiomas,
uma amálgama inconfessável
inaudível.
Um pequeno ponto cintila na vastidão do mundo
que se espraia diante dos meus olhos:
uma pequena ilha onde me detenho
valiosa por todas as restantes ilhas que se passeiam.

É em ti que apetece demorar
reter a alvura da lua a resplandecer na tua face
dobrar os lençóis no teu sono destapado.
Quando cavalgo a estrela:
mil imagens de todos os quadrantes
perante uns olhos que se alimentam
dos teus olhos enormes e insaciáveis;
repouso nas melenas aloiradas que esvoaçam,
selvagens,
perfumadas pelo vento invernal;
não as imagens
mas os teus olhos,
as tuas mãos,
os lábios que beijam,
as gargalhadas musicais
a doçura da tua voz que brinca com as palavras
pastoreiam a tremenda posse de mim mesmo;
ao passear os meus dedos
pela tua pele acetinada
e tão imaculadamente branca.

Com as rédeas da estrela
sei-me sentinela do teu sossego.
No inverosímil,
mas verdadeiro,
tónico onde bebo as singelas gotas
que saciam a sede de existir.

31.12.06

Welcome to the pleasure dome

Há um santuário
onde só o impossível é prometido;
lugar luxuriante
com as pedras almofadadas
sons que enfeitiçam os sentidos
e colchões amansados pela febre contida.
As searas queimadas pelo sol estival
são o leito onde vêm repousar os corpos.

É nesse santuário
que te recolhes na tua plenitude,
barca das amarras libertada
soltando a fúria que as correntes domina.
Vem a perfumada pele
deitar-se no relicário
receber as instruções que desnudam o roteiro
para o púlpito que trina a pulmões cheios.

No santuário
como se o tempo estivesse suspenso
e as flores que incensam o espaço
se dobrassem perante a dança dos corpos.
Uma anestesia fulgurante
murmureja aos ouvidos,
que latejam;
as luzes,
ora acesas ora apagadas,
em compasso com a passada,
algures ritmada,
outras vezes aleatória;
os dedos passeiam pelas pontas vertiginosas
quebram a anestesiante condição
devolvendo a imensidão das planícies douradas:
um sol, alto,
no céu que se perde
e nem nuvens nem brisa
apenas as lágrimas da transpiração
no exultante retrato dos corpos endeusados.

No apetecido santuário
somos apenas nós
sem liturgias nem cadafalsos;
encantada transfiguração dos corpos escondidos
através de uma encenação feérica.
Poderão
as mãos quentes e a boca faminta
com tanta sede,
para o santuário ser altar
dos corpos que se fundem
em uníssono
até um só erguido ao alto
ao lugar tão alto onde só alcançamos
quando, deitados,
os corpos repousam escoltados
pelas paredes do santuário.

Haveríamos de regressar ao santuário
uma e mais vezes:
por certeza que é lá
naquele lugar tão recôndito
que desatamos as pulsões aprisionadas.

12.12.06

Flores do encantamento

Pudesse colher
todas as flores do mundo
para beijar o teu encantamento.
Nadas nas perfumadas pétalas
és tu mesma a essência divina,
simbiose com as flores do mundo.

Os teus olhos exalam os elípticos eixos
de onde se expandem as pétalas
e todas as cores.
Povoam as ruas as encantadas tulipas,
ora penduradas nas varandas engalanadas
ora fazendo o chão com as pétalas tombadas.

Chegas
e sopras o perfume floral
aspergido a quem te abraça,
compensação não pedida
pelo encantamento que espalhas.
Sejam hortênsias viçosas
ou rosas com o botão que acabou de romper
ou mesmo
as pequenas flores silvestres que ornamentam,
discretas,
o altar que vem pisado pelos teus pés.

Recolhes as flores nos teus braços.
Neles cabem todas as flores do mundo.
A face rosada
a pele fina e suave
o adocicado odor que deixas no ar
sugerem:
a flor que enraizaste
enternecedor cálice de vinho
temperado com os taninos
que frutaram das flores inspiradas;
no teu doce olhar.


 

11.12.06

Cedo e tarde demais

O relógio avança, impiedoso.
Encurta o tempo útil que a vida conhece.
Cada segundo que passa,
mesmo os muitos segundos
que nem sequer se dá conta
que foram esvaídos,
matéria inerte emoldurada
num retrato dos tempos idos.
Apenas nostalgia
aqueles dias da revisitação do passado
entrega do presente nos braços do torpor.
O tempo definha.


Urgência em chegar mais cedo às rotinas.
Uns minutos mais cedo
fosse a poupança do tempo balão de oxigénio
soprando o tempo útil da existência.
E, contudo,
a perplexidade é uma interrogação:
apressar os ritmos é chegar mais cedo ao destino,
o desfecho extemporâneo?
Os olhos, a voragem dos sentidos,
devoram a informação
as artes que se entregam no regaço
as sensações inexprimíveis dos sentimentos.

Há,
na pressa de viver
a urgência em morrer?

A inquietação de sentir
que a urgência do modo não é elixir.
Os passos apressados,
o encurtamento dos minutos,
a catadupa de coisas agendadas
- tudo arroteia o agreste terreno
para depois perceber
muito mais por ver
por fazer
por dizer.
A angústia nomeia uma larga avenida
no labirinto das emoções.
Síntese de sentimentos ambíguos
- doce e amargo,
a cor e o negro embaciado,
tudo e mais no seu profundo contraste.
Sucessão de passos acelerados
e de quedas em profundos precipícios,
tão profundos
que o corpo parece planar na imensidão do vazio,
sem lugar para a queda amortecer.

Tudo se passa no interior de um pesadelo.
Enquanto o corpo se debate na vertiginosa queda
o tempo parece ter parado.
Desfilam
as imagens nevrálgicas do passado
momentos que compensa relembrar
e aqueles que a memória quer cegar.
Toda uma experiência de vida
compulsada no mergulho no precipício.
O corpo nunca chega a estatelar-se.
O sonho termina antes,
antes do chão ameaçador se fazer campa voraz.

Ao despertar
o sabor ácido do arrependimento.
Como o tempo já não regressa para resgatar.
Do imortalizado no lugar das memórias
não há lugar ao arrependimento.
Em vez da tranquila contagem do tempo,
sem pressa para degustar a vida lânguida,
a urgência do modo.
Pressa de viver
o receio que ao chegar ao terminal
tanto tenha ficado por conhecer.
Lá,
onde o tempo se compacta
para extrair toda a sumarenta existência,
sobra a angústia:
do que parece cedo
envenenar o entardecer das coisas.

O grande paradoxo.
Desorientado na encruzilhada fatal.
Ora cedo
ora com a perturbante sensação de que já é tarde
ou que a chegada se fez fora do tempo.
Os lamentos
apenas choros inconsequentes
pelo tempo que não volta a acontecer.
Módicos fragmentos dos episódios esparsos,
um atrás de outro
ceifando arbustos estorvos da passagem.
No calor tórrido do sol
faúlhas de incêndios consomem o arvoredo
vomitadas das distantes labaredas,
poisando no cabelo,
cortando a respiração.
Calor abrasador que destila o suor
- o suor de quem vive em correria,
por querer chegar cedo
aos lugares onde só tarde se arriba.

Calor dos sentidos tolda discernimento.
A febre de viver apressadamente desfaz a tranquilidade,
como navio à deriva levado pelo mar tempestuoso
contra as rochas que escondem a praia.
Fica a dor do embate nas rochas
o rescaldo da urgência do tempo;
esquece
que só os ponteiros do relógio ditam a sua marcha
não os simulacros que intuem a aceleração do tempo
sem perceber que o pavio se encurta.
Fica uma intensa dor
como se na boca
eclodisse uma pedra incandescente:
a urgência de cedo chegar
imprime a antecipação do final
que se anseia sempre adiado.

Cedo,
ou a sombra do tardio ocaso.

5.12.06

Não tenho opinião formada

Que sabes tu?
Apenas nevoeiro
impenetrável nevoeiro no meio de tanta sapiência.
Glosar o filósofo
certificar que nada sei –
e, sabendo-o, é tudo o que sei.
Dou voltas à cabeça
entro em complicados labirintos
perco-me em judiciosas encruzilhadas;
e saio,
airoso,
convencido do nada.
Há os que se atormentam
pela dúvida que se apodera,
outros negam-se a si mesmos
na ofuscação da dúvida;
eu quero cultivar a incerteza
as perguntas sem resposta
ou as respostas que transportam outras perguntas.
Perturbam-me os espíritos esclarecidos
os sabichões com resposta para tudo
imperturbáveis guardiães da certeza.
Urticária pegajosa
quando os vejo a catedrar.
A altivez da superioridade intelectual
só me faz querer conversar
com o maior dos algozes da ciência,
que lapidam o diamante da agnosia.
Ao menos sabem o que são
perdidos na incontinência do não saber
cientes das respostas que não possuem.
Os mestres de cerimónia da ciência ululante
são ilusionistas encartados
fautores do deplorável hipnotismo das massas.
Bem falantes
argutos na retórica
a imagem de infalíveis personagens
gente que disserta sobre os temas que venham;
aguçando o apetite nas massas
por mais sabedoria aspergida para a doutrinação do povo.
Opinam,
a eito,
sobre:
os foguetões na lua
as cheias no Douro
a nouvelle couisine
o cinema de Kusturica
os quadros de Arpad Szenes
as tácticas do mundano futebol
(que, na sua boca, sai do precipício da incultura)
a dogmática eclesiástica
os versos de Cesariny
(agora que o poeta morreu e as homenagens estalam na boca)
a qualidade das obras públicas
a música – do barroco ao clássico, dos Doors aos Smiths
os mercados financeiros
os presentes certos para as namoradas
o referendo ao aborto, mais as questões éticas agregadas
a arte da canalização
a previsão de tempestades
os molhos para o fondue
o automóvel mais amigável do meio ambiente
a política internacional
as melhores estações de esqui
os livros, literatura ou leitura técnica
os melhores conselheiros pessoais.
Cá para mim, só isto:
perguntem-me o que quiserem
e sempre a mesma resposta:
não tenho opinião formada.
Não tenho.
Opinião.
Formada.

Tejo adormecido

As águas lamacentas vegetam junto à margem.
Pela baixa-mar
o lodo que é toda a canseira de um rio.
Por entre o lodo
um homem vasculha a bicha
revolve a lamacenta terra acastanhada
enterrando as galochas na pastosa massa.

Ali à frente
o extenso estuário
anuncia a branca Lisboa na outra margem.
Muito ao longe
o casario esbranquiçado confunde-se
com a névoa demorada.
As águas repousam
lânguidas
logram a cama alargada em que se vêm deitar
no fim da cavalgada leito fora.

O chão amansado do Tejo
pressagia que nos poderíamos lá deitar
fazer dele o remansoso leito
onde gritam os mais belos sonhos.
Só uma falua que traga o estuário
descompõe o sossego das águas,
tímidas ondas sopradas pela proa.
As pequenas aves ribeirinhas
vogam nas águas levemente ondulantes
acima e abaixo
ciciando incómodos.

Minutos depois
o Tejo regressa ao sossego mortiço,
as águas paradas num espelho grandioso.
Não há vez
que não pare para contemplar o largo estuário:
não há vez
que não me extasie com a obra grandiloquente,
o rio que escavou um vale amplo ao aproximar-se da foz
espelho de água que estende braços para todos os lados
e contagia Lisboa,
cidade ajoelhada diante do majestoso rio.

Não será o Tejo rio selvagem – como o Douro.
Não avança por entre ladeiras escarpadas
contorcendo-se furiosamente entre fráguas,
mesmo junto à foz
onde rompe o granito alcantilado
antes de se deitar na boca do oceano alteroso.
O Tejo é massa volumosa de água
fluindo vagarosamente
rumo à embocadura do Mar da Palha;
o terreno plano da lezíria
domestica a fúria da torrente ribeirinha
no caminho para a foz,
um novelo que se estende no mapa de planuras;
mas um vórtice aquoso
que debita tantos metros cúbicos
invisíveis na sua fingida acalmia.

Se o Douro bate com fragor
nas águas salgadas que o recebem
o Tejo adormece no estuário
espraiado diante Lisboa.
Os rios destoam dos elementos:
o Tejo amansa a fúria ao chegar ao destino
temperado pela hospitalidade do oceano
que penetra no Mar da Palha.

28.11.06

Peregrinação sangrada

Pedregosos caminhos íngremes escolhem
sede e batimentos cardíacos acelerados
no sacerdócio para os dedos dos pés que se cansam
quando a ladeira empina.

Pedras pontiagudas são como lacre quente
que sangra os pés cansados
punhais cravados que descarnam os pés
como se ossos ficassem à mostra, no seu ocaso.

Só a promessa do céu despejado
a aragem fresca que clareia as estrelas
só a busca da purificação ansiada
devota forças impossíveis.

Passo a passo, cortando a noite profunda
só as candeias acesas, na sua tímida luz,
incensam pedras duras que semeiam feridas
muitas folhas de calendário depois cicatrizes secas.

O tremendo poder mental pode com o resto
derrota adamastores que pairarem em todas as esquinas
afugenta esfaimados lobos que descerem da montanha
um gesto de mão fosse espada desembainhada.

Olhar perdido no distante horizonte
tudo desafia, mesmo o ameaçador breu,
e imprime andamento célere até ao cume
pois é o tempo que se esgota e a alvorada pressentida.

O púlpito do monte atrai batimentos do coração
resgatadas forças onde eram desconhecidas
com a aliada frescura da brisa nocturna,
até agasalho dispensável.

Peregrinos vencem demónios
derrotam falsos sacerdotes que exaurem energias
filisteus denunciados mirrando
perante o trote, indiferente, dos peregrinos.

Lá no alto, contemplação do prometido
lava a dor dos pés que sangram
anestesia cortes lancinantes
misturados com sujidade da subida.

Ostentam espírito coriáceo
envolvesse-os uma carapaça indestrutível
a sua fé indómita no auge de estatuto
quase sobre-humano.

Quando chegam ao alto
não apetece regressar pela descida;
dir-se-ia que se eternizam naquele lugar
sagrado altar que recolhe as suas almas.

Quando descem são apenas corpos
volátil essência, desmembrados do espírito preenchido
na sagração do pináculo da dura peregrinação
enfim, cultores do que tanto se prometeram.

No regresso
até finas ervas são ácido que corrói as feridas
facas cravadas bem fundo nas doloridas chagas
apenas o retorno aos mortais que foram.

Os corpos macerados não chegam
para olvidar delícias do espírito consumado
nem que se arrastem ladeira abaixo
nem que se percam num recôndito lugar, para sempre.

21.11.06

Vida vertiginosa

Estouvados
temem que se antecipe o fim da vida:
o coração pulsa a alucinante velocidade.
Na sua boca
as palavras crepitam
ávidas por serem lançadas
no dizer do que há-de ser dito
por receio do muito que há-de ficar por dizer.

Os minutos são vividos sem parar:
noites que se prolongam pela alvorada
sempre acordados
pelo marear da vida fulgurante.
O sono combatido
pois dormir é tempo
sem ver a luz da vida.
Desmaiam no encanto das calçadas aventureiras
aquelas que apenas os ousados pisam
no doce sabor da adrenalina viciante.

Entregam-se,
desalmados,
ao império do prazer
pé ante pé percorrendo as alturas
que separam precipícios abruptos.
Param diante dos precipícios:
enchem os pulmões de ar
fitam o que há para ver,
lá de cima de onde avistam as encumeadas.
Como se fossem imperadores
zelam pelos espíritos menores que vagueiam,
vegetativos,
cães vadios que erram em destemperos.

Dançam horas infindáveis
separam-se e reencontram-se
no magnetismo das almas gémeas.
Às vezes
nem palavras para cimentar a cumplicidade.
Se a alguns a morte vem bater mais cedo
não se deixam intimidar:
escolha deliberada é viver depressa,
com riscos,
desatinos que estalam na boca
feridas dolorosas que duram a cicatrizar.

Ciciam a altivez
que os demarca dos mortais.
Sem curarem que os mortais
perduram para além da sua imortalidade.
Ensinam:
não são os anos que duramos,
é a intensidade do tempo que levamos
sem arrependimentos fingidos
do tanto que haveria a fazer
e só restou emoldurado na galeria do extemporâneo.

Olham para trás?
Não têm tempo.
E nem sequer tentam espreitar
por cima do ombro do devir:
o amanhã deles é o minuto seguinte.

20.11.06

Touro sangrado

A faena discorre,
lenta,
como se passasse em slow motion.
O touro
exangue de forças
arremete com brandura contra a toureira
que passeia a pesporrência de quem adivinha
bandarilhas espetadas com um toque de Midas.

O bicho sangra no dorso
através das farpas dolorosas
cravadas no pêlo negro.
Volteia-se
troteia a custo
cerca a toureira
já sem a ameaça do bicho feroz
que o foi antes de covardemente domado.

O sangue carmim que jorra
enfraquece o touro.
Entra pelos olhos da toureira.
Dir-se-ia:
tinge a capa de um encarnado acérrimo.
As veias dilaceradas pelas farpas desumanas
trazem o sangue
que se mistura na negra pelugem;
definha assim o bravio animal
até ficar a jeito para a estocada final
da toureira impiedosa.

O público
alarve
aplaude.
Penhor da tradição
(seja lá o que a tradição significa
seja lá a força dada à tradição).
Excita-se
com o seu próprio sangue a ferver
pelo sangue do animal
que vai jorrando dorso abaixo.

A alarvidade impune,
ou a animalesca veia humana:
um festim impúdico
a ceifa da vida de um animal sem culpa
que não seja a desdita de ter nascido
bovino bravio.

Na arena
esfrega as patas na areia revolvida
enquanto a vista se ofusca
nas energias deslavadas.
Já nem o vermelho da capa o enfurece
idas as forças brutas
que outrora cultivou em campos abertos.

Despede-se
ajoelhado perante a carrasca
que esperou pelo instante final
das forças ausentadas.
Quando parou,
esgotado,
diante dela,
quando deixou de lhe fazer a corte
e nem a raivosa reacção ao feérico encarnado
o mobilizava;
sinal da sua inutilidade
sinal da função cumprida
apenas um corpo inanimado se espera
depois de cravada
bem funda
a espada que lhe secciona a aorta.

Até o ritual da morte
é um festim desapiedado:
a despedida da vida
é um lancinante percurso
que entusiasma alarves espectadores.
Ajoelha-se
debate-se
parece acreditar
que um raio o viria revigorar
ainda;
tomba de lado e esperneia
para gáudio da turba ensandecida
delirando com os urros intimidados do bicho;
não o socorrem
nos urros que clamam por uma piedade tardia;
só apetece deixar de ouvir os urros
sinal da função cumprida.

É um corpo inerte que jaz
sem ouvir o aplauso demorado
das bestas gentes.
Um corpo inerte
ainda sujeito à humilhação final:
uma orelha cortada
orgulhosamente ostentada em redor da arena;
e o cadáver arrastado para fora da arena,
que a função prossegue:
à espera de mais sacrifícios
que nos devolvam
à ancestral bestialidade.

14.11.06

Nos braços da areia dourada

Os grãos de areia
suspensos pelo sol em despedida final.
Uma cama sem espinhos
apenas o rosto ao vento
maças do rosto esfriadas pela brisa
que se deita com o sol poente.

Ao longe, o mar
depõe os sentidos perante a areia molhada.
Chega cansado
espumando raiva pelas forças exangues;
deita-se, num assomo final,
o mais que pode é molhar areia já molhada.

Há no salgado mar
os segredos guardados pelos navios
que o cavalgam.
Vêm diluídos,
obscurecidos pelas águas cristalinas,
morrer na areia acastanhada que recolhe a espuma.

O manto de água que viaja sem cessar
é a ponte entre continentes
a harmonia de terras tão longínquas.
Mar que testemunha os perfumes exalados pelas terras
e a têmpera das gentes que se acolhem
em diferentes lugares.

O areal é o leito do mar revolto
ancoradouro levadiço que o acalma
um chão tranquilo escavado pelas ondas
que se afundam e perdem a furibunda energia
ao tocarem a virginal cesta das areias.
Das areias moldadas pelo frémito do oceano.

Pela noite, só o luar
distingue a areia da escuridão das horas.
É aí que os grãos de areia cintilam
com a timidez da luz branca.
É a hora da luz escondida que desnuda
os recantos misteriosos da noite fugidia.

Os grãos de areia
ora repousam na quietude dos elementos
ora dançam, ensandecidos, mostrando a leveza
empurrada pelo vento feroz.
Cama que se faz e desfaz e volta a fazer
na praia imutável, o areal sempre grande.

A distância do tempo guarda segredos.
Os anos e a loucura da atmosfera
colhem o insólito a quem regressa
à praia emoldurada no divã das memórias.
Praia selvagem, revisitada nas suas diferenças,
como se o areal já nem fosse o mesmo, apenas indiferente.

Estranheza que se apodera do corpo:
o regresso ao local de sempre
agora lugar nunca visitado.
Só quando as mãos se entranham na areia
e os grãos escorrem entre os dedos gastos
há o resgate das memórias, o local perde a estranheza.

Aquela areia revolvida,
tragada pela força de tempestades
aviltada por turistas impiedosos
empurrada para remotos lugares pela força do vento;
aquela areia pode ser a mesma, ou outros grãos ali semeados.
Será sempre a praia onde o mar beija o sol poente.

2.11.06

Dá-me a tua mão

Em todos os lugares.
Houvesse a necessidade de sentir
os poros suaves da tua mão,
mão quente sobre o meu corpo
que grita por afecto.
Quero a tua mão
tal como ela é:
uma candeia que descerra a luz,
derrotando a escuridão.
É pela tua mão que me guio
entre as pedras afiadas que ferem os pés.
Indica o caminho dócil,
uma repousante expedição
até beijar o destino procurado.

Dá-me a tua mão
para sentir o pulsar que se encerra em ti.
Para,
através da tua mão,
ser um pouco do que és.
E dar-te um pouco do bom que há em mim.
Paramos diante de um campo imenso
onde as flores tecem uma cama violeta.
A brisa refresca as nossas faces,
tiritamos do frio que juramos nem sentir.
Que interessa
se atrás de nós arde uma pira
onde se incensam os demónios que deixámos?
Diante dos nossos olhos estão as flores,
dir-se-ia
o túmulo onde não importaria imortalizar
o resto dos nossos dias.

Há nas tuas mãos o rumorejar das águas
que sobem desde as profundezas
e irrompem
numa fonte escondida entre a frondosa vegetação.
As gotas
salpicam os arbustos em redor
toda uma vida alimentada pelo manancial
regurgitado pelas entranhas.
É assim que me sinto
entre as tuas mãos.
Renascido.
Preparado para as adversidades
que poisarem com um ar ameaçador.
Basta um gesto dos teus dedos
uma viagem na ternura da tua mão pelo meu cabelo,
e nada,
mesmo nada,
será força indómita
para vergar o vigor que nasceu em mim.

Repouso
deitado sobre a tua mão.
Sinto o odor,
o calor,
teus.
Consigo discernir
todos os poros da palma da tua mão.
Abres as mãos
e selas um beijo que avigora.
Aí,
todas as portas
que pareciam hermeticamente cerradas
abrem-se de par em par.
Apaziguam-se os ventos
que silvavam violentos urros.
O sol,
que teimava escondido detrás das nuvens plúmbeas,
solfeja raios admiráveis.
O mar sossega as ondas,
tornando-se chão espelho onde apetece levitar.
Tudo pela magia das tuas mãos
que atrevem a contemplação dos sentimentos maiores
reprimidos pelas pedras que perecem, intemporais.
E, contudo,
há uma pulsão irreprimível
que brota das tuas mãos.
E sabemos
que pela força delas conseguimos mover
até as raízes mais fundas de árvores centenárias.

As tuas mãos são um bálsamo.
Há nelas um frémito
que redobra a intensidade das coisas
revigora os sentimentos
que parecem apenas adormecidos.
Eles latejam,
lá no mais íntimo do ser,
com a bênção da cumplicidade
que soubemos instruir.
As tuas mãos esvoaçam enquanto falas,
fazendo desenhos no ar
elipses e outras coisas indescritíveis
enquanto preenches o discurso
com a expressividade das mãos dançantes.
Movimentos que inebriam
pelo sortilégio que empenham.
Enfeitiçado
tomo-te por uma maga
que deu sentido a um nomadismo desorientado.

As tuas mãos são os meus olhos.
Nas tuas mãos me entrego,
de olhos fechados,
sigo por onde elas me levarem.
Não interessa se vendado ou até cego,
pelas tuas mãos calcorreio todas as veredas
– das mais íngremes às que tragam o terreno plano,
das sinuosas às rectas que encurtam planícies sem fim,
às pedregosas
e às que se fazem caminho aveludado.

Vou
por onde as tuas mãos
me quiserem levar.
Confio
que não há encruzilhada que faça demorar
nem caminho errante debulhado.
Se as tuas mãos
são como candeias
que alumiam entre o breu da noite profunda.
Se as tuas mãos
são uma bússola entreaberta
o mapa que leva ao tesouro
que trazemos bem junto ao peito.

Escuto
o rumor do mar alteroso que chega a terra
soprado pela tempestade.
Não há que temer.
As tuas mãos
poderosos diques
que contêm a fúria dos elementos.
E por isso te rogo:
dá-me a tua mão.
O altar
onde fazemos a sagração
da nossa cumplicidade.

31.10.06

De um manual para as noites gélidas

Penhor de um gesto,
todo o afecto compulsado num afago.
O pijama de flanela,
como as cortinas de veludo
que abraçam a quietude do quarto
ou a límpida natureza balsâmica
da sintonia de sentimentos que se entrelaçam.


pelo alto da noite
há-de um embruxado fantasma
atemorizar o sono dolente.
Desenganado artífice da maldade
esbarra na vigorosa harmonia
dos amantes sitiados no refúgio só seu.

Vigilantes
espíritos coloridos
dançam e assustam os impiedosos vultos.
Apazigua-se o sono,
de portadas bem abertas aos sonhos fantasiosos.
Não que eles sejam émulos
da vida que se leva;
apenas a charneira entre a parcimónia
dos sentimentos preenchidos
e a ternura recolhida nos olhos cerrados
pelo sono pueril.

É pela noite
(quando a insónia empurra as pálpebras para cima)
que se revelam os segredos
encerrados na luz do dia.
Transfigura-se o corpo
nas formas traçadas pelas sombras
da luz mediana.
Repousam os corpos cansados
na planura dos poros suados,
um aluvião tão fértil
onde nem os mais apertados nós persistem
na atadura de marinheiros obstinados.

Há-de a noite não ter fim
no idealizado exílio dos amantes.
Há-de a noite sem fim
limpar a névoa diurna
enxugar as lágrimas
e a revolta dos sobressaltos
da vida levada todos os dias.
À noite,
pela escura,
nem de candeias carecem
os amantes apossados pela paixão febril.
Apenas a luz intensa deles exalada
o marejado chão que vidra os olhos
os dedos percorrendo a pele macia e quente
ou as palavras ciciadas
que só têm lugar em sussurros.

A noite eterna
sem as cortinas baças do fumo
nem as lágrimas que marejam olhos impacientes;
apenas um terreiro imenso
onde os corpos se despem de si
na fusão que os cinde num promontório sibilino.

Na noite masculina
só altares pincelados com as pétalas perfumadas
e o champanhe vertido nos corpos extasiados;
só a entrega recíproca
ao remar num uníssono movimento.
Um vórtice:
afectos
palavras adornadas de magia
olhos aquecidos pela fervente alquimia dos corpos.

Um diamante por lapidar;
na sua indomável força
um farol que alcança tão longe

onde o âmago já deixou de o ser.

24.10.06

A quimera

Os montes traçam o sinal do degredo
um porto balsâmico onde os refúgios se descobrem.
Não é de ouro que partes em demanda
nem de vento apenas bonançoso
ou uma magistral correria atrás da luz quimérica.
A quimera está algures
lugar que não se procura
lugar que te encontra entre veredas virgens
caminhos idos só porque nunca dantes travados.
É a alquimia dos sonhos
que te fornece a bússola.
Deixas-te guiar por ela,
sintas,
ou não,
a navegação por estima,
uma bolina que vai e vem
arqueada nas curvas que o vento tece.

Empenhas o corpo cansado
sabes que o destino oferece a recompensa maior:
o tributo ao que tanto procuravas
um corpo então repousado no desígnio cumprido.
É essa a quimera
desafios com os salpicos do mar tão longínquo
e ainda assim perene,
presente na maresia que acama a ossatura.

Partes
com o fito bem traçado
(mas sem rumo ordenado):
encontrarás a quimera, de tanto porfiar.
Não interessa
quanta parafina queimada
na candeia que espalha a luz na noite escura
ou as feridas que laceram os pés gastos
nem o andar cambaleante ao cabo da busca perseverante;
não interessa
os montes escalados
as colinas travadas
os rios caudalosos atravessados
as cidades que te desconfiavam como mendigo
os choupos onde dormitavas ao relento.
Nada interessa
ao fitares o desafio
que te fez erguer na procissão solitária
ainda que haja uma imagem desfocada
um escurecimento da beleza da paragem tão ansiada.

Quando chegas
os corpos amontoados nas camionetas imundas
as ruas que escorrem esgotos nauseabundos
as paredes sujas das casas escalavradas
as almas indigentes que cobiçam os andrajos que levas
– tudo semeia a dúvida:
para quê ter partido
se o destino é a imagem desfocada
antítese da quimera espiolhada?
Para quê ter partido
se à chegada encontraste
apenas
uma miragem?

17.10.06

Segredos

Nas veias
a seiva que segredamos.
Um sussurro quente
sílabas todas soletradas
a batida seca das teclas compassadas
de um piano a preto e branco.
No esconderijo
é o lugar dos segredos.
Um couraçado blindado
onde nem as andorinhas pousam.
Um lugar sempre escuro
desconhecido do sol.
Não que os segredos
sejam masmorras dilacerantes;
ou uma apneia dos sentidos
o martírio hipnótico que desorienta;
apenas um refúgio
que só os amantes sabem,
onde as coisas planam na sua intemporalidade.
É lá que os segredos pertencem à cumplicidade.
Descerram a intimidade
e deixam de ser segredos
– menos para os que deles continuam longe.
As palavras balbuciadas a custo
defenestram os torniquetes da alma,
esconjurados os fantasmas de outrora
malévolos vultos que semeavam flagício.
Dos segredos
pelos segredos,
a emancipação altiva
ou a exorcização do passado desconfortável.
Fantasmas já não fantasmas
através do alívio da partilha dos segredos.
O limbo encerrado
com as janelas abertas na comunhão
dos segredos.

10.10.06

Corpo ausente

Havia um corpo com as velas acesas
um perfume incensado colorindo o ar
uma cascata de sons a ocupar os lugares.
Às vezes diluía os suores nocturnos,
a necessária diálise do espírito acometido.
Outras vezes pegava no corpo
e redesenhava-o
(como gostaria que ele fosse:
um santuário adónico
onde se demorassem ninfas várias
que nele se vinham saciar).
De repente, reparou:
esse era o corpo desenganado
um esboço de desejos inúteis.
Nem músculos
nem quadris esbeltos
olhos azuis
ou um escalpe impecavelmente louro.
Apenas aquele corpo,
banal,
habitual,
o corpo que todos os dias vestia a existência.
Corpo adormecido
Pastor fiel de segredos incontáveis
e mapa dedilhado por dentro e por fora.
Um lugar
que de tanto ser familiar
entrara no roteiro do desconhecido.
Cada poro, cada pêlo, cada gota de suor,
as melenas soltas, as olheiras enegrecidas,
os músculos fatigados, as mãos tão gastas
– cansativos sinais do torpor que exauria as forças
traçava a rota da rotina cansativa.
À noite,
escondia o corpo nos lençóis
(fosse o abafo um vitral de transfiguração).
Rondava os cobertores o esboço do corpo desejado
um fantasma, apenas,
delírio da imaginação sempre pesarosa.
À noite,
despedia-se do corpo
abria os lençóis aos sonhos
que materializavam o corpo escondido nos cantos recônditos.
Naqueles lugares secretos
que só os sonhos podem revelar.

4.9.06

Diz o que a tua alma

Diz o que a tua alma
sangra
chora
transpira
mas diz o que a tua alma.

Sentinela maestra
penhora dos alvores
onde nascem os vapores iluminantes.
Deixa-a falar
enquanto o sol desce
e perfuma o horizonte
com o vulto das andorinhas:
o singelo arquear das asas
que descerra o vulto negro da noite.

Nem assim
calará a tua alma
pedaço que jorra o tudo que és
– do bom e do mau
que a alma não cuida das distinções.
E se a noite teimar
se ela quiser ir onde não ousas
conserva cada grama da tua alma
para que ela possa falar.

Dizendo o que a alma
suspira
anseia
cativa
desespera
o refúgio mais alto da tirana razão.

Tu
e só tu
na companhia da alma que fala
nem que seja
para que só tu a ouças.
Não hão-de fantasmas acometer
quando tudo se resolve na leveza da alma;
livre das amarras pusilânimes
quantas vezes fruto putrefacto
da auto-mutilação dos sentidos.

(Em Limerick, Irlanda)

24.7.06

Sinfonia da beleza intemporal

Que interessa?
Se os atacadores
se prendem aos sapatos
as cordas dos violinos em sintonia
o sol,
radioso,
irradia as frondosas fontes de luz
e todos os meridianos se tocam
fossem eles um íman
onde se dobra a humanidade.

Que interessa
vogar em nuvens de utopia
mergulhar nas águas límpidas
ou gritar de peito aberto
todos os afectos,
os amores ou os desamores
experiências férteis?

Que interessa
dar os passos que julgas necessários
palmilhar as pedras sangradas
pelo mar alvar?

Nada interessa
na câmara escura onde as imagens
se diluem no silêncio doído.

Nada interessa
por entre os espinhos cravados
nas mãos calejadas.
Se nem a calejada pele
resiste aos derrotados espinhos que a sangram.

Há-de chegar o momento
do murmúrio
que tudo revela.
Há-de então tudo interessar
até
as insignificâncias pintadas a carmim
as pedras disformes que fermentam o encanto
as paredes de gelo derretidas
escorrendo montanha abaixo.

Tudo,
tudo matéria-prima
do ósculo do universo,
a elegia sacramental
da embriaguez da vida

Tudo interessa.

19.7.06

O que te apetecer

Não te apetece
gritar
com as cores todas
que encontras na algibeira?

Não te apetece
fugir
dar aos remos
sem curar da maré nem da maresia?

Não te apetece
saltar
tecer pantominas circenses
no grito mais alto da alegria?

(Ou) não te apetece
emudecer
apenas emudecer
pela escuridão alojada na alma?

Não te apetece
olhar
de olhos bem esbugalhados
para pormenor nenhum escapar?

Não te apetece
dançar
mesmo as melodias mais estranhas
e as que se entranham nos poros?

Não te apetece
dormir
um pouco que seja
só para sonhares tão belo?

Não te apetece
mentir
cavar bem fundo na concha
que te protege dos açoites do mundo?

Não te apetece
zombar
de tudo e de todos
sem seres excepção à regra?

Não te apetece
procriar
no convencimento que a prole
é a exaltação do sublime que és?

Não te apetece
escrever
as palavras conhecidas e outras inventadas
para nelas te reinventares num ser adorável?

Não te apetece
endeusamento
gratificação pelos feitos
empertigamento de um ego reprimido?

Não te apetece (antes)
anonimato
as pétalas fechadas
de um perfume que te é exclusivo?

Não te apetece
viajar
demandar as quatro partidas do mundo
rejeitar o sedentarismo letal?

E não te apetece
o que não te apetece
tudo e mais alguma coisa
ao sabor dos dedos espontâneos que te batem na face?

18.7.06

Olhos quentes

Fonte de luz frondosa,
a lanterna que indica caminhos
ou a bússola imperdível.
Abraços afectuosos
lugares irrepreensíveis
onde apetece demorar
navegar na calmaria que eles transpõem.
A densidade do olhar
prende a respiração
imersa na sofreguidão dos olhos resplandecentes.
Neles
altar das coisas grandiosas
há um planalto sem fim onde se resguarda
a suprema tranquilidade.
Diria: as arcadas da temperança
o património da quietude
onde a bonança repousa.
Desses olhos quentes
exala o fio condutor da perenidade.
E nem quando a morte vier
hão-de deixar de ser quentes,
os olhos.
Imortalizados na memória
ou perpetuados nas sementeira colhida,
filhos altivos herdaram olhos tão quentes.
Capazes de tingir o gelo em água
nem icebergues gigantescos demovem
a chama acalentadora que neles cavalga.
Curam chagas maiores
com o sopro idílico que vertem,
uns olhos quentes singulares.
Tão singulares
que só apetece
neles demorar
a eternidade que for possível.

17.7.06

Domar a raiva (os perigos)

Acamar a letargia
enquanto o epicentro da raiva
ondeia no limar da demência.

Algures, do escuro,
há-de vir um raio de luz
a candeia acesa para o dilema.

Os lençóis bem dobrados
iludem o lodaçal que a letargia é,
remoinho donde não há arte para fuga.

No entanto, acetinados,
os lençóis onde a letargia aconchega
ali estão, apetecíveis.

Na convidativa forma dos acamados
camisa-de-forças sem retorno
ou cálice com a doce cicuta da prisão demorada.

A salvação, única,
na recusa do convite apetecível:
a impreterível tortura de sono.

É alto o risco:
da demissão do que nos habita
apoderado pela mansidão que nos dilui.

Põe-se a modorra ladainha
e jamais se liberta dos poros
dos tímpanos, da visão amansada.

Quando invadir as células cerebrais
e deitar mão do pensamento
somos apenas criaturas disformes, desapoderadas.

É imperativo declinar o venenoso convite
denunciar o fétido leito feito masmorra
pronunciar o livre arbítrio;

porque

no livre arbítrio
se consome a essência de todos os eu
todos, sem excepção, com direito a sê-lo.

12.7.06

A bondade dos deuses

Sacrificiais ritos,
não os corpos ungidos
com a benevolência divina;
corpos flagelados
corpos dilacerados pelas bombas
que ecoam a voz dos guardiães de um deus.
O sangue que escorre é o grito dos deuses
as metralhadoras e o terror
na voz dos deuses
ou pela voz dos que dizem falar por eles.

A interrogação:
e os deuses não são um imenso oceano de bondade?

As imagens do mundo
desnudam outra verdade,
impiedosa
cruel
martírio inacabado
impensável altar de sacrifícios
o ímpio odor da antítese do que são os deuses.

Estarão os deuses excomungados
pelos guardiães da zelosa ortodoxia
que clama em seu nome?
Serão ainda mais miragens
na boca apodrecida dos que usam violência
para vingarem o nome do deus supremo?

Na entrega desassombrada aos destinos divinos
o acto empenhado da ausência de si mesmo
deificação de uma imagem sem substância
e amesquinhamento dos dissidentes.
A morte,
quantas vezes.

Na cartilha do agnóstico
deus
entidade inexistente;
a fazer fé nas crenças alheias
sinónimo de uma benevolência infinita
simulacro de um celestial
prémio Nobel da paz.

Andamos todos enganados
mais os zelosos reitores das religiões
na enérgica demonstração de superioridade
do seu deus.
Ou deus é um embuste
conivente que é com as intolerâncias
as violências diversas
o sangue derramado
as vidas ceifadas em seu nome.

Se deus é a fonte da vida
como pode tolerar que em seu nome
mortos sejam tingidos
com as setas venenosas da sua doutrina?

11.7.06

Ecos perdidos

Do alto de um castelo alvar
o grito a pulmões abertos:
protesto sofrido
pelo desamor que milita
nas avenidas por onde nascem
espinhos que se cravam nos pés.

Ao vento
os ecos diluem-se nas serranias em redor;
lá ficam,
perdidas,
as sílabas gritadas
com a força de pulmões trinados.

Batem nas árvores e nas rochas,
as sílabas exangues de tanto uivarem,
e sabem que no seu repouso
nada fertilizam
– apenas o seu túmulo,
derradeiro,
a ensandecida rouquidão da voz
distante, cansada.
Uma enseada escondida
que só elas conhecem.

Revolvem as folhas húmidas
de uma noite fria.
Buscam um canto seco e quente
para nidificar.
Espera-as o nada
ou o tão elevado altar
onde se resguardam,
eternamente.


onde ninguém visita:
o seu sepulcro
a elegia das palavras perdidas
que podiam embelezar-se,
ganhar vida própria,
ascender ao patamar do património partilhado
pelo séquito de bebedores de palavras inebriantes.

Outro o seu destino:
fadadas para serem,
como milhões e milhões o são,
espúrias sílabas
só importantes para quem as soltou
– e só naquele momento de exaltação.

Sem poderem aspirar à grandeza intemporal
das palavras emolduradas
no lugar onde as coisas são eternas.

5.7.06

Efémera buganvília

Hiberna longo tempo
escondida das armadilhas do clima.
Longos meses só o verde da ramagem
árvore anónima, como tantas,
sem beleza que a distinga.

Entra o Julho.
Das bagas pendentes
irrompem uns tufos vermelhos.
A buganvília desperta da letargia duradoura
desfralda-se em vistosas flores carmim.
Se outrora a árvore permanecia anónima,
uma entre tantas,
agora que das suas ramagens
descem as flores imperiais
reina entra as demais
remete-as a espectadoras da sua beleza incomparável.

Tão bela
que as demais se acantonam em seu redor
num tributo que ela merece
pelos curtos dias em que mostra os tufos avermelhados.
São quinze curtos dias
de fuga da timidez invernal.
Quinze curtos dias
a passear o esplendor
que a faz ascender ao Olimpo do arvoredo.

Impossível passar ao lado dela
e não parar,
por uns instantes sequer,
na contemplação dos tufos garridos.
O sinal da efémera condição floral da buganvília.
Temente pela sua timidez,
ou temente pela morte futura
se por tempo demais desnudar os tufos carmim,
a buganvília rejeita o perene esplendor.

Oferta um curto tempo
para o êxtase da sua pujança colorida.
Depois,
tão depressa como despontaram,
os tufos envelhecem.
As cores engalanadas intimidam-se
e os tufos perdem a febril vivacidade
começam a tombar, subitamente apodrecidos,
jazendo no seu cemitério:
o chão abriga a copa da árvore.

A buganvília despede-se na sua curta aparição.
Promete engalanar-se quando passar um ano.
Refugia-se no seu castelo interior,
egoísta.
Ou então apenas o tempo para recuperar
das energias exangues de tanta cor irradiar
nos dias em que se desnudou.

19.6.06

Nem que fique só a memória das tuas palavras

Na tua boca
nadam as palavras,
esbeltas,
como os gestos inebriantes de uma sereia.
Mágica na articulação das frases
emprestas um brilho impossível
porque impossível para todos
menos para ti.

Mesmo as palavras mais arrepiantes,
ou até as que horrorizam,
todas escapam com a leveza das pétalas
que levitam pelo vento errante.
Podem ser tontas, inconsequentes,
podem ser admiráveis ou fogosas:
lá vêm, em catadupa,
na furiosa incandescência de uma tempestade
cerebral.

Se eu pudesse
arquivava-as, todas.
São como os pequenos grãos de sal
aparentemente dispensáveis
mas todos, sem excepção,
ingredientes sequenciais de uma roda dentada.
Preciosos,
como as palavras quer ecoam da tua boca,
ouro fundente que se prende
no sótão das memórias.

No fim da história
hão-de vingar as palavras que legaste.
No fim da história
hei-de acarinhá-las junto ao meu peito
para sentir o murmúrio que elas entoam
como se fossem a ressonância da tua voz.